VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

FAROFA A BRASILEIRA LIGHT



Comprei um quilo de farinha pra fazer faro pra fazer farofafá. Fafarofarofaro farofarofaro farofarofarofafá...Eu adoro farofafá rsrs!


INGREDIENTES:


3 unidades de ovos inteiros
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina light
¾ de xícara de chá de farinha de mandioca e + um pouco se precisar (quanto baste para fazer a farofa e a deixar bem molhadinha)
100 gramas de presunto magro sem capa de gordura picado
1/2 unidade de cebola pequena picadinha
sal e pimenta do reino a gosto
cheiro verde picadinho a gosto
1 fio de azeite extra virgem (para não escurecer a manteiga)


PASSO A PASSO:



Numa frigideira antiaderente; derreta duas colheres de sopa de manteiga e regue com um fio de azeite. Junte a cebola e refogue até ficar transparente mexendo sempre.
Junte o presunto picadinho e refogue bem mexendo sempre.


Abaixe o fogo e junte os ovos um a um e estoure as gemas, mexa cuidadosamente os ovos para misturar com a cebola e o presunto.


Aumente um pouco o fogo e vá controlando o cozimento dos ovos mexendo com uma espátula de madeira ou silicone sempre com movimento debaixo para cima, para que os ovos não se desmanchem completamente; eles tem que ficar pedaçudos e flocadinhos.


Quando começar a secar um pouco os ovos mexidos, coloque o restante da manteiga e tempere com sal e pimenta.
Abaixe o fogo e junte a metade da xícara de farinha, mexa com cuidado e junte a outra metade, sempre revolvendo com cuidado. Caso seja necessário junte mais um pouco de farinha. A farofa tem ficar molhada. não pode ficar coberta de farinha.


Deixe esquentar e desligue o fogo. Acerte o sal e junte o cheiro verde picadinho mexa bem( sempre revolvendo com cuidado) Sirva a seguir.

domingo, 28 de setembro de 2008

TABULE ÁRABE



Estou me maravilhando com a culinária árabe,agora não só como apreciadora de suas iguarias, mas também confeccionando, alguns de seus pratos e fiz hoje um típico TABULE. Ficou muito bom!

INGREDIENTES:

¾ xícara de chá de trigo para quibe (Triguilho)
1 pepino grande
2 tomates maduros e firmes
1 cebola picada bem miúda
1 amarrado de cheiro verde bem picadinho
Folhas de hortelã-pimenta fresca picada (eu usei de 15 folhas), mas use a gosto
Azeite de oliva (eu gosto de regar generosamente)
Vinagre a gosto (eu usei balsâmico)
Suco de um limão
sal e pimenta da jamaica (pimenta síria) a gosto
Folhas de alface para guarnecer

PASSO A PASSO:




Lave trigo para retirar o pozinho branco, deixe de molho em água por uma hora.Depois de ter posto o trigo de molho, esprema bem numa peneira e retire toda a água. E reserve.




Descasque o pepino, polvilhe com sal e deixe agir por alguns minutos. Lave o pepino, para retirar o excesso de sal e pique-o bem miúdo.O pepino eu corto ao comprido na primeira vez em 4 e tiro as sementes. Depois cada parte corto em dois pedações sempre cortando ao comprido. Em seguida é só picá-lo miudinho.




Pique os tomates e reserve. Numa vasilha misture o trigo espremido reservado com a cebola o cheiro verde e a hortelã-pimenta. Misture bem e junte os tomates picados e o pepino, mexa bem.





Tempere com azeite, a pimenta, o sal, o vinagre e o suco de limão. Apenas antes de servir.




Deixe tomar gosto por 20 minutos e sirva sobre folhas de alface inteiras ou cortadas em tirinhas.


RICOTA RICOTA RICOTA



Ricota adoro! Quanto mais fresca, mais eu gosto! Tem que ser aquela que parece creme de leite em pedaços, de sabor suave,quase neutra,nem salgada, nem doce. Gosto de fazer tudo que leve adição de ricota e principalmente pastas para sanduíches. Quando está bem fresca gosto de comê-la com geléia light de damasco e me sinto bem por não estar trapaceando na dieta. Vou colocar aqui uma receita que eu costumava fazer quando tinha minha fábrica de Sanduíches naturais. As quantidades são de olho, mas explicando como farei aqui passo a passo, qualquer um poderá fazer.

SALADA REI:

INGREDIENTES

1 ricota o mais fresca possível entre 300 e 400gr
1 xícara de chá de ameixas secas a mesma medida de água
1 pacote de 200gr de banana passa natural
1 caixinha 200ml de creme de leite ou maionese ou maionese de soja ou de leite

MODO DE FAZER:

Leve ao fogo as ameixas secas e a água e deixe ferver e amolecer por uns 20 minutos. Eu gosto de fazer de véspera para que na hora de fazer a pasta esteja já gelada.Decorrido o tempo. Espere esfriar e descaroce as ameixas eamasse um pouco (eu uso a mão de pilão) juntamente com água da fervura para que esta engrosse e vire uma pasta meio desmanchada, a água depois fica parecendo uma calda grosa,tenha cuidado para não desmanchar demais as ameixas, cuide para que fique pedaços grandes. E coloque em vasilhame com tampa e conserve em geladeira.
Numa bacia amasse bem a ricota com ajuda de um garfo, eu uso a mão de pilão de madeira grande e quebro logo toda a ricotae a deixo bem esfareladinha. Acrescento a gosto a pasta de ameixas mais ou menos 2 colheres de sopa. Pique a bananapassa em pedacinhos pequenos. Junte o creme de leite gelado à pasta de ricota já com as ameixas incorporadas e depois misture a banana passa picada, se achar demais não misture toda, faça ao seu gosto. Como faço de olho é difícil especificar bem as quantidades. Misture tudo e leve ageladeira, se quiser a pasta mais macia junte aos poucos 1 ou 2 colheres de leite. Se fizer com maionese junte mais um pouco de maionese. Mas a maionese é só para dar liga, quanto menos for usada melhor. Pode também usar creme de leite e maionese fica bom. Quando faço, só com creme de leite, quando acho q depois de gelada ela poderia ficar mais pastosa eu uso as colheradas de leite. O que ajuda muito a dar um bom ponto de pasta e a ameixa e sua calda. Eu gosto muito dessa pasta. Ela também pode ser feita com queijo minas fresco ao invés da ricota, fica muito bom também; e se quiser pode misturar os dois. Ótima para sanduíches, canapés e para comer com bolachinhas.

RICOTA COM ALHO:

1 ricota o mais fresca possível entre 300 e 400gr
6 dentes grandes de alho
2 colheres de sopa de azeite
Maionese de soja ou de leite maionese ou creme de leite para dar concistência de pasta
Sal a gosto,se necessário
Pimenta do reino a gosto

PASSO A PASSO:
Dessa vez eu dividi a pasta em dois e temperei a outra metade com orégano e manjericão a gosto. Fica delicioso!


Numa panela ou frigideira aqueça o azeite e frite os alhos espremidos até dourar claro, mas dourar bem.

Numa bacia esfarele bem a ricota,
eu usei metade ricota, metade queijo de minas.

Junte o alho dourado e o azeite em que foi dourado.

Junte o creme de leite ou a maionese,Eu usei hoje a maionese de leite.
Somente o necessário para dar concistência de pasta ,à ricota.

Misture bem e prove o sal e junte a pimenta do reino a gosto, se necessário junte um pouco mais de sal.

Leve a geladeira em vasilhame com tampa e deixe gelar.
Use para rechear sanduíches, comer com bolachas e biscoitinhos.




Bem Vindos-2530