VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

terça-feira, 28 de julho de 2015

PÃO DE QUEIJO RECEITA RÁPIDA E FÁCIL




Eu amo pães de queijo e gosto de faze-los rápido e sem ter que trabalhar a massa. Essa minha receita é uma evolução de muitas que já fiz e cheguei aqui nessa ainda fiz essa semana mesmo mais uma modificação para poder modelar os pães mais facilmente.

INGREDIENTES: 

500g + 1 copo de 250 ml (os de requeijão) de polvilho doce  
250g a 300g de queijo parmesão ralado
5 ovos grandes ou 6 médios 
300 ml de água ou 1 ½  copo (eu uso aqueles copos de servir café em botequim de 200 ml como medida)
100 ml de óleo de soja (ou ½  copo de botequim)
1 colher de sopa de sal, mas depende do teor de sal do queijo tem uns mais salgados e outros menos se o queijo for muito salgado diminua o sal.

MODO DE PREPARO:





  
Numa bacia junte o polvilho e o queijo ralado. Misture os dois com uma colher de pau.
Numa panela ou leiteira pequena eu uso uma teflon II aqueça a água o sal e o óleo. Assim que levantar fervura escalde o polvilho e o queijo já misturados na bacia e com uma colher de pau misture bem.
Depois disso bata os ovos ligeiramente num prato fundo ou vasilhame de vidro ( eu uso de vidro pois ovo dá cheiro)
Junte a mistura de ovos no polvilho já escaldado na bacia e mexa bem até ficar homogênio com colher de pau ou o que preferir (colher grande de arroz, pão duro...). Não precisa trabalhar a massa com as mãos. Só mexer misturando bem é o suficiente.
Unte uma assadeira, só o fundo com com óleo de soja (basta untar uma vez para todas as fornadas) e aproveite as mãos com óleo de soja e modele os pãezinhos, a massa pode estar mole, mas os pãezinhos vão crescer e ficar ótimos. Eu tiro um bocado de massa da bacia com uma colher de sopa e enrolo os pãezinhos com as mãos untadas de óleo. Eles pregam um pouco pois a massa ainda está morna de ter sido escaldada. Mas se preferir deixe na geladeira 30 minutos que facilita para enrolar. Mas eu logo enrolo porque faço com muita pressa. Tem gente que usa 2 colheres para enrolar aí eu confesso que não consigo, mas é bem prático.


Leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta por 10 minutos e quando colocar a massa reduza para 250°C mais ou menos 30 minutos até dourar claro, vai depender de cada forno (se ficarem muito tempo no forno eles ficam com a casca muito dura, pois vão ressecando). Eu gosto macios por dentro e com uma leve casquinha crocante.

Essa massa rende de 50 a 60 pãezinhos tipo coquetel eu costumo fazer maiores um pouco.
Pode congelar que fica ótima é só colocar a massa num saco plástico.
Na geladeira fica ótima durante 4 a 5 dias em vasilhame tampado.
Se achar que está ressecada pode adicionar um pouco de água e amassar de novo fica novinha.
Pode usar o queijo que preferir com minas padrão fica ótima. 





quinta-feira, 23 de julho de 2015

SOPÃO MAGRO DE LEGUMES COM E SEM FRANGO


Agora no inverno é legal uma sopinha, mas para quem faz dieta ou prefere manter as forma e gosta de sopas mais leves e menos calóricas eu mostro aqui uma versão light de sopa ou sopão. Na verdade sopa não é assim tão fácil de fazer não. Tem que refogar e temperar para ficar bem gostosa veja como:

INGREDIENTES:



Meio repolho de médio a pequeno (Eu escolhi repolho, porque é verdura)

1 pedaço de 400g de Abóbora (porque é mais saudável do que batata e engorda menos que os legumes feculentos: tipo inhame, mandioca, batata baroa e deixei de lado a batata doce que é saudável, mas dá um gosto adocicado).

1 Chuchu médio, poxa chuchu é super light!

1 Pimentão amarelo dos grandes (para evitar acidez  é mais suave)

2 Cebolas grandes

1 colher de sopa bem cheia de alho socado (eu adoro alho!)

Folhas de louro um galhinho (com 6 a 8 folhas médias. Coloco com galho e tudo, pois depois vou retirar e fica mais fácil)

2 cubos de caldo knorr, Maggi, Arisco ..escolhi o sabor de frango é opcional, mas eu gosto, pois não vou usar nenhum caldo só água para fazer o sopão)

Usei curry, pimenta do reino e sal para temperar a metade da sopa que não levou frango.

Óleo de milho ou girassol que baste (azeite é saudável mais é mais calórico) eu coloco tipo 3 colheres de sopa e vou mexendo no fogo baixo até o tempero (cebola e alho) ficar bem dourado querendo caramelar

Água que baste claro!

Eu tinha em casa um pouco de frango ensopado feito sem gordura, separei para usar na metade da sopa
A minha sopa rendeu cerca de 4 litros. 

MODO DE PREPARAR: 

Eu descasquei lavei e piquei os legumes e verduras todos grosseiramente e reservei.
 
Numa panela grande é importante ser grande.  Eu coloquei o óleo, esperei esquentar um pouco e juntei a cebola e o galho de louro e deixei amolecer no fogo brando.

Quando estava transparente eu juntei o alho socado e fui mexendo até ficar bem dourado. 



Juntei os cubos de caldo de galinha e amassei com a colher de pau ou pão duro que usei para mexer a sopa, pois ajuda a dissolver e não grudar no fundo da panela.

Sempre de olho e mexendo bem,  juntei o pimentão amarelo mexi refogando um pouco.

E em seguida juntei o repolho e continuei mexendo e deixando refogar; tudo em fogo de médio a baixo. O repolho precisava murchar para eu poder colocar o chuchu e a abóbora depois (abóbora, que entra por último) e sempre mexendo para tudo refogar e não pegar no fundo da panela. 

O mais importante é que a cebola e o alho tenham ficados bem dourados pois esse é o segredo da sopa para ficar boa. Então depois que o repolho murchar junte logo o chuchu e a abóbora e mexa bem para tomar o gostinho de refogado.

A abóbora entra por último.

Cubra com água o máximo que a panela suportar, para que os legumes acabem de cozinhar ficando bem macios. (Se quiser use água quente. Eu usei, acho que fica pronto mais rápido).


Deixe ferver e cozinhar por no mínimo 45 a 50 minutos em fogo brando.
Depois que os legumes estiverem cozidos veja se cabe mais água, pois vai depender da textura que você quiser a sopa mais rala ou mais grossa tipo um creme. 

 Retirei o galho de louro 

Nessa altura adicionei mais água.
Eu gosto meio termo então juntei mais um pouco de água à panela depois dos legumes cozidos (aí a água tem de ser de natural a quente). 


Bati no liquidificador a sopa. 

Olha que maravilha!
Depois que bati no liquidificador eu dividi em duas partes;

A uma juntei o frango que eu tinha reservado refogado que era uma sobra,e eu com uma mão de pilão soquei o frango na vasilha que desfiou. 




E deixei ferver uma metade da sopa com esse franguinho desfiado dentro.
 
Com a outra parte (metade) eu deixei ferver e temperei com um pouco de curry, que é a gosto e um pouco de pimenta do reino e acertei o sal.  

Fiquei com um sopão de legumes com duas variações um com frango e outro temperado ao curry. Eu guardei uma poção de cada para consumir e congelei boa parte. Terei sopa pelo menos para 15 dias. Servi com uns salgadinhos de milho que tinha em casa sem glutén! Eu gostei espero que gostem também!

Bem Vindos-2530