quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
TRUQUES PARA AGILIZAR O PREPARO DO BACALHAU
O bacalhau é meu velho conhecido.
Eu adoro bacalhau e também adoro fazê-lo. Com alguns truques, fica fácil unir as duas coisas como gostar de fazer e de comer. Da forma que eu faço reduzo pela metade o tempo de dessalgue do bacalhau e em mais de 80% o trabalho na retirada da pele.
Como consumidora eu acho que todo bacalhau fica ótimo se bem feito e observado esses pequenos truques que eu uso para facilitar meu trabalho.
O ponto onde quero chegar é na hora da compra do bacalhau seja qual for a sua escolha, só compre o bacalhau em que a pele se solte facilmente da carne. Experimente levantar essa pele do bacalhau na hora da compra e se estiver soltando da carne, o bacalhau ta ótimo pro nosso propósito. Guarde-o sempre em geladeira.
Quando for fazê-lo, antes de dessalgar em água, retire toda a sua pele aos puxões e com ajuda de uma faca se precisar.
Quando faço bacalhau principalmente nas ocasiões de festas como Páscoa,Natal e Revellon em que fazemos grande quantidades. Vou colocar aqui uma sequencia de fotos que tirei quando fizemos nossa última bacalhoada de 2008 que foi para o Reveillon e vai dar para entender bem como proceder para retirada da pele integralmente.
Feito isto lave bem o bacalhau para já ir retirando na água corrente o excesso de sal.
Dessalgue –o em água gelada, mantendo-o na geladeira.
Dessa forma você só vai levar 24h para dessalgar o bacalhau com apenas duas trocas de água, e quando for cozinhá-lo não terá o trabalho depois de tirar toda aquela pele que fica pegajosa e gruda em nossas mãos. Vai retirar apenas a pele branca que não se solta inteiramente, as espinhas e as partes escuras(eu não gosto das partes escuras e retiro uma boa parte).
Você ainda pode fazer todo o processo de dessalgue, semanas antes e depois de dessalgado enxugue o bacalhau com um pano fazendo pressão para retirar bem a água embale em filme plástico e congele-o. Na hora de usar faça o descongelamento em geladeira e afervente por apenas 8 minutos porque o congelamento amacia a carne. E ainda se você esqueceu de tudo e tem que fazer o bacalhau naquele mesmo dia e ele está ali, bem na sua frente olhando pra você e você não sabe como agir; Calma rs!
Faça o dessalgue rápido para emergências: Cubra o bacalhau com leite fervente e deixe em fogo bem baixo durante 10 minutos. Retire e deixe esfriar (nesse caso não retire a pele antes, apenas lave bem para retirar um pouco o excesso de sal).
DICAS PARA BOLINHO:
•1 pitada de fermento em pó deixa o bolinho mais crocante
•Azeitonas dentro do óleo de soja o deixam com o sabor de azeite e se você for usar o óleo composto, ainda assim com as azeitonas o sabor fica mais acentuado ainda.
•1 colher de sopa de álcool no óleo de fritura (colocar no óleo frio) deixa a fritura seca e crocante
•Experimente retirar a pele e lavar o bacalhau e sem dessalgá-lo, cozinhá-lo junto com a batata, pois a batata pega o gosto e o sal do bacalhau. Depois escorra a água, processe a batata e desfie o bacalhau.
SOBRE O BACALHAU: O bacalhau não é um peixe; é um processo de salgamento que é feito em peixes que vivem nas águas límpidas e geladas do mar do Atlântico Norte pelos noruegueses.
São quatro tipos de peixes que sofrem esse processo de salgamento e todas nós já ouvimos falar deles e já os conhecemos. São o Cod, o Saithe, o Ling e o Zarbo. Entre as denominações do Cod, o que os noruegueses consideram como o bacalhau verdadeiro são o Cod Gadus Morhua e logo depois o Cod Gadus Macrocephalus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2009
(68)
-
▼
janeiro
(12)
- ROSCÃO DE POLVILHO
- BOLO DE GRANOLA
- BOLINHO DE PROTEÍNA DE SOJA
- CARNE A MARINHEIRO NA PRESSÃO
- MINHA SALADA BABY
- BACALHOADA DA CASA
- SALMÃO COM ERVAS LIGHT
- CHEESECAKE DE MORANGO DIET
- BOLINHO DE ARROZ ÀS COLHERADAS
- TRUQUES PARA AGILIZAR O PREPARO DO BACALHAU
- BISCOITOS DE AREIA DA VÓ DIDINA
- GELATINA CREMOSA DE MARACUJÁ DIET
-
▼
janeiro
(12)
4 comentários:
Falar do bacalhau pra mim é meio suspeito, pois é um dos meus pratos preferidos...eu só não como ele cru...apesar de nunca ter experimentado...ainda mais feito por quem?...o meu amor...são formas das mais variadas, cada uma melhor do que a outra.
Menina, bacalhau é tudo de bom, amei as dicas, pois o bacalhau para ser preparado tem que ter paciência, mas o resultado é excepcional. Marlene , meu pai fazia um bacalhau com batatas, aquela receita simples, antiga, mas era uma verdadeira delícia.
Beijos amiga do coração.
ler todo o blog, muito bom
cru tb é bom demais, apesar do nome ser muito feio... (punheta-de-bacalhau)
Postar um comentário