VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

quinta-feira, 23 de julho de 2015

SOPÃO MAGRO DE LEGUMES COM E SEM FRANGO


Agora no inverno é legal uma sopinha, mas para quem faz dieta ou prefere manter as forma e gosta de sopas mais leves e menos calóricas eu mostro aqui uma versão light de sopa ou sopão. Na verdade sopa não é assim tão fácil de fazer não. Tem que refogar e temperar para ficar bem gostosa veja como:

INGREDIENTES:



Meio repolho de médio a pequeno (Eu escolhi repolho, porque é verdura)

1 pedaço de 400g de Abóbora (porque é mais saudável do que batata e engorda menos que os legumes feculentos: tipo inhame, mandioca, batata baroa e deixei de lado a batata doce que é saudável, mas dá um gosto adocicado).

1 Chuchu médio, poxa chuchu é super light!

1 Pimentão amarelo dos grandes (para evitar acidez  é mais suave)

2 Cebolas grandes

1 colher de sopa bem cheia de alho socado (eu adoro alho!)

Folhas de louro um galhinho (com 6 a 8 folhas médias. Coloco com galho e tudo, pois depois vou retirar e fica mais fácil)

2 cubos de caldo knorr, Maggi, Arisco ..escolhi o sabor de frango é opcional, mas eu gosto, pois não vou usar nenhum caldo só água para fazer o sopão)

Usei curry, pimenta do reino e sal para temperar a metade da sopa que não levou frango.

Óleo de milho ou girassol que baste (azeite é saudável mais é mais calórico) eu coloco tipo 3 colheres de sopa e vou mexendo no fogo baixo até o tempero (cebola e alho) ficar bem dourado querendo caramelar

Água que baste claro!

Eu tinha em casa um pouco de frango ensopado feito sem gordura, separei para usar na metade da sopa
A minha sopa rendeu cerca de 4 litros. 

MODO DE PREPARAR: 

Eu descasquei lavei e piquei os legumes e verduras todos grosseiramente e reservei.
 
Numa panela grande é importante ser grande.  Eu coloquei o óleo, esperei esquentar um pouco e juntei a cebola e o galho de louro e deixei amolecer no fogo brando.

Quando estava transparente eu juntei o alho socado e fui mexendo até ficar bem dourado. 



Juntei os cubos de caldo de galinha e amassei com a colher de pau ou pão duro que usei para mexer a sopa, pois ajuda a dissolver e não grudar no fundo da panela.

Sempre de olho e mexendo bem,  juntei o pimentão amarelo mexi refogando um pouco.

E em seguida juntei o repolho e continuei mexendo e deixando refogar; tudo em fogo de médio a baixo. O repolho precisava murchar para eu poder colocar o chuchu e a abóbora depois (abóbora, que entra por último) e sempre mexendo para tudo refogar e não pegar no fundo da panela. 

O mais importante é que a cebola e o alho tenham ficados bem dourados pois esse é o segredo da sopa para ficar boa. Então depois que o repolho murchar junte logo o chuchu e a abóbora e mexa bem para tomar o gostinho de refogado.

A abóbora entra por último.

Cubra com água o máximo que a panela suportar, para que os legumes acabem de cozinhar ficando bem macios. (Se quiser use água quente. Eu usei, acho que fica pronto mais rápido).


Deixe ferver e cozinhar por no mínimo 45 a 50 minutos em fogo brando.
Depois que os legumes estiverem cozidos veja se cabe mais água, pois vai depender da textura que você quiser a sopa mais rala ou mais grossa tipo um creme. 

 Retirei o galho de louro 

Nessa altura adicionei mais água.
Eu gosto meio termo então juntei mais um pouco de água à panela depois dos legumes cozidos (aí a água tem de ser de natural a quente). 


Bati no liquidificador a sopa. 

Olha que maravilha!
Depois que bati no liquidificador eu dividi em duas partes;

A uma juntei o frango que eu tinha reservado refogado que era uma sobra,e eu com uma mão de pilão soquei o frango na vasilha que desfiou. 




E deixei ferver uma metade da sopa com esse franguinho desfiado dentro.
 
Com a outra parte (metade) eu deixei ferver e temperei com um pouco de curry, que é a gosto e um pouco de pimenta do reino e acertei o sal.  

Fiquei com um sopão de legumes com duas variações um com frango e outro temperado ao curry. Eu guardei uma poção de cada para consumir e congelei boa parte. Terei sopa pelo menos para 15 dias. Servi com uns salgadinhos de milho que tinha em casa sem glutén! Eu gostei espero que gostem também!

Nenhum comentário:


Bem Vindos-2530