VejaBlog Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! http://www.vejablog.com.br/blog_receitas_5/ Parabéns pelo seu Blog!!! Você está fazendo parte da maior e melhor seleção de Blogs/Sites do País!!! - Só Sites e Blogs Premiados - Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil! O seu link encontra-se no item: Blog => Receitas http://www.vejablog.com.br/blog - Os links encontram-se rigorosamente em ordem alfabética - Pegue nosso selo em: http://www.vejablog.com.br/selo Um forte abraço, Dário Dutra http://www.vejablog.com.br .................................................................... Por VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! -

quinta-feira, 5 de março de 2009

SALPICÃO DE FESTA SERVE 20 PESSOAS



Meu salpicão eu só faço em dias de festa pra muita gente, porque fica sempre enorme rsrs Nesse caso eu sou bem povão gosto muito de um salpicão com milho, cenoura, frango e ervilhas com direito a muita batata palha e bastante refrigerante. Pra dar uma melhorada no sabor eu elaborei uma receitinha, ou melhor, receitona rsrs. Serve 20 pessoas com fartura. Esse salpicão eu fiz especialmente pra minha melhor amiga Monica, quem eu tive alegria de receber aqui casa, juntamente com toda sua família para passagem do réveillon.

INGREDIENTES:

1 kg de cenoura ralada no ralo grosso e cozida no vapor
Um frango defumado grande de 1800kg a 2kg desfiado
800grs de peito de frango cozido nos temperos e desfiado
600grs de creme de leite (3 caixinhas)
400grs 1 embalagem pequena de maionese de leite que baste
130gr de azeitonas verdes fatiadas mais ou menos um pouco mais de ¾ do vidro pequeno (vidro de320g com peso drenado de 170grs)
2 vidros grandes de palmitos em conserva picados
2 latas de milho verde em conserva
2 latas de ervilhas em conserva
100grs de uvas passa sem sementes opcional
2 maçãs pequenas descascadas e picadinhas opcional
1 cebola grande
4 dentes de alho grandes
Azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto
4 sacos de 200grs de batatas palha

PASSO A PASSO:

Passe as cenouras no ralo grosso e cozinhe no vapor. Espere esfriar um pouco e reserve em geladeira.
Leve ao fogo os peitos de frango com os temperos para cozinhar em panela de pressão. Espere esfriar um pouco e desfie. Reserve em geladeira


Retire a pele do frango defumado e desfie



Coloque a cebola cortada em pedaços grandes e os dentes de alho cortados ao meio no liquidificador e liquidifique bem até formar uma pasta homogênea se engasgar um pouco ajude a liquidificação com um fio de azeite extra virgem.

Comece a montagem.

Numa bacia grande junte a cenoura ralado e cozida no vapor reservada e a pasta de alho e cebola liquidificada e misture bem.


Junte o frango defumado e a metade da maionese de leite e misture bem.


Junte a ervilha e o milho dê um fio de azeite e misture bem.


Junte as azeitonas e misture bem.


Junte o palmito picadinho e dê um fio de azeite e misture.



Junte os peitos de frango desfiados reservados e mais um pouco da maionese de leite e continue misturando sempre com movimentos de baixo para cima para não esmigalhar os ingredientes.



Junte o creme de leite, tempere com pimenta e sal a gosto e mexa tudo cuidadosamente.



Guarde em geladeira em recipiente com tampa.



Na hora de servir transfira para uma travessa e cubra com batata palha.

4 comentários:

Magia na Cozinha disse...

Adoro salpicão!
Puxa vida! Nunca vi tanto de uma só vez. Rende bastante mesmo. O pessoal deve ter adorado!
Bjs :)

Sol Galvão disse...

Lele, e que salpicão. Além de dar um balde, num é que e delicia. Voce acha que esse baldinho dá para mim?????..... Amei essa cara, viu? Beijos Mil

Simplesmente Mariza disse...

Magre, aqui em casa quando eu faço salpicão é só o salpicão, eu acho um prato completo e muito bom. Principalmente agora no verão, é mais que apropriado. Magre eu sempre digo que o frango defumado é o ingrediente que dá raiva em qualquer prato, dá raiva porque não dá para parar de comer ehehehehe.....Adorei teu salpicão, e me deu vontade de comer este teu agora mesmo....Deus do céu deve estar uma delícia.

carmem rocha disse...

minha nossa isto é muito bom,pois eu nunca tinha feito com frango defumado........olha parabéns muito bom mesmo......to aqui em portugal e já fiz no natal,menina o povo portuga adoraram........disseram além de vcs serem uma raça linda ,simpaticas,mandão bem-----sou brazucz de coração.bjão ameiiiiii. carmem rocha