VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

quinta-feira, 5 de março de 2009

PÃO BRANCO DE QUEIJO FRESCO




Esse pãozinho de queijo fresco da minha amiga do coração Marcia Regina de Negreiros do blog Plantar e Cultivar é habitual aqui em casa, tanto que meu marido apelidou esse pão, de Pão Marciano rsrs! Eu já o fiz de todas as maneiras, com queijo, sem queijo, experimentei vários tipos de queijo e a receita sempre fica boa. Rende bastante e se quiser pode congelar que fica perfeito. Nessa versão eu usei queijo Minas branco e orégano, mas vou colocar fotos de outra versão que fiz sem queijo . Essa receita eu sempre faço à 4 mãos, eu e meu marido Toni. Estou colocando aqui a receita com minhas adaptações, mas para quem quiser ver a receita da Marcia em sua forma original, o link estará disponível no final da postagem.

INGREDIENTES:

1½ a2 kg de farinha de trigo(dependendo do tipo de queijo que a gente usa pega mais ou menos farinha e se fizer sem queijo a quantidade de farinha reduz)
2 unidades de fermento biológico seco (envelope 10 Gr cada)
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de margarina (bem cheia)
1 litro de leite quente
2 colheres de sopa de orégano seco
2 xícaras de chá de queijo de Minas Padrão fresco ralado grosso (pode fazer sem o queijo, com ricota, com o queijo Minas branco ou outro de sua preferência.)
Manteiga para passar nos pães assim que saem do forno

PASSO A PASSO:


Em uma bacia, coloque um pouco mais de 1 kg de farinha de trigo.
Junte o açúcar e o sal.

Junte o fermento, misture e reserve.
Aqueça bem o leite sem deixar ferver.

Junte a margarina em colheradas fartas e espere que ela derreta e vá amornado o leite.
Derrame o leite com a margarina derretida na bacia que está reservada com os ingredientes secos.
Misture bem com a ajuda de uma colher de pau grande.
Junte o queijo. Eu usei queijo Minas branco fresco e orégano 2 colheres de sopa.
Continue mexendo até que a massa esteja em uma temperatura em que você possa trabalhar com as mãos.


Junte farinha e comece a trabalhar a massa.


Vá sovando a massa de fora para dentro e acrescentando mais farinha aos poucos, para que não fique muito pesada. Até o ponto em que a massa solta das mãos, mas fica leve e fofa.

Forme uma bola com a massa.
Cubra e coloque para crescer até que dobre de volume. O tempo de espera vai depender da temperatura ambiente.

Quando crescer dobrando seu volume, coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada.
Separe em quantos pedaços quiser, cada pedaço será um pãozinho. Eu fiz 9 pães médios, mas já fiz 4 grandes, 12 menores. O tamanho pode variar conforme seu gosto.



Faça um pavio com cada pedaço, de modo que haja comprimento sufiente para dar os nozinhos veja a seguir.


Dê um nó em cada pavio levando as pontas para baixo.

Coloque para crescer de novo, até que os pães afofem e se juntem um no outro, em assadeira bem untada com margarina. Decorrido 20 minutos dos pães em espera, Pré-aqueça o forno a 200°C enquanto os pães crescem por mais um pouco.

Asse até que fiquem dourados e ao bater neles o som seja oco. Reparem que eu ataquei um pobre pão assim que ele saiu do forno(aquele lá no canto todo despedaçado), caiu até um pedacinho dele, dentro da assadeira em cima dos outros. O cheiro estava tão delicioso que assim que os retirei do forno ataquei um pedaço. Me esqueci completamente que ainda tinha que fotografar rsrs.


Retire do forno, passe manteiga ou margarina por cima de todos os pães.
Estes eu fiz sem queijo nenhum.

Estes são dessa fornada com queijo Minas branco fresco e orégano.

Link da receita da Marcia de onde me baseie para esta postagem.
http://www.receitaculo.com/receitas/3451/

8 comentários:

Márcia Regina disse...

FICARAM MARAVILHOSOS!!!!!!! Obrigada minha chefa querida...minha amiga mais do que querida.....adorei o carinho....mil beijocas para você.......

Claudia Lima disse...

Marlene ficaram ótimos! Deu até fome!
Eu já conhecia esta técnica dos nozinhos, mas ainda não fiz. Dá um visual muito bonitinho aos pães.
Bjs :)

Unknown disse...

Magre....tu sabes o quanto gosto de pão, de fazer e de comer....o cheirinho do pão quando está assando é no mínimo irresistível. E um pãozinho temperado...menina que delícia, quentinho ou frio é sempre perfeito. Vou fazer esta maravilha da "Marcialene". Adorei....amei! É isto que faz a culinária ser fantástica e um motivo de confraternização.
Beijos

Unknown disse...

Lindos!!!!!!

Realmente, tudo o que vc faz fica lindo e certamente delicioso!!!

E seu blog é MARAVILHOSO!!!

Beijãooooo

Valéria

Unknown disse...

AH!!!!!

ESQUECI!

FELIZ DIA DA MULHER PRA VC QUE CERTAMENTE É UMA GRANDE MULHER!!!!

BEIJÃOOOO

VALÉRIA

Tânia disse...

Marleneeeeeee...o que é isso!! Pãozinho de queijo branco! Que tentação!! E eu sem saber que vc e Marcinha guardavam esse segredo...rs ainda bem que revelado...
Ficaram lindos...e se eu estivesse na sua cozinha, vc fotografaria só um....hehe
Parabéns....receita incluída na lista de pendências a fazer!
Beijão

Unknown disse...

Queridaaaa!!!! Eu vou experimentar esse pão ainda essa semana, vou tentar fazer na MFP,rsrs. Quando vi que seu esposo lhe ajuda, lembrei do meu amado que sempre fica comigo na cozinha quando eu vou fazer nossas comidinhas, até já falei para ele que irei colocar o nome dele junto com o meu nas receitas, rsrsrs.

Ficaram lindas, cada pãozinho!!!!

Beijão

Núria Montenegro [Artes] disse...

Marlene suas receitas são ótimas, parabéns! Obrigada por compartilhar essas delicias! Um grande abraço.


Bem Vindos-2530