VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

domingo, 27 de julho de 2014

PAVÊ DA TIA CESARINA





Eu quando era pequena e já gostava de cozinha, fui fazer uma visita ao Ceará a terra natal de meu pai e em Aratuba no Sítio Flexeiras eu conheci a tia mais maravilhosa que alguém poderia ter e das mãos dela eu provei a sobremesa mais espetacular que eu já tinha comido em toda minha vida de 10 anos de idade. Foi lá no interior do Ceará, preparada pela minha tia Cezarina, casada com o irmão mais velho do meu pai o tio João, que aprendi a fazer o esse Pavê que até hoje eu faço. Essa receita da minha tia linda é base para muitas das minhas sobremesas. Cada uma de nós, das minhas primas as netas dela, faz esse pavê. Uma recordação que eu guardo da minha tia amada com muito carinho e essa é a minha maneira de faze-lo e também uma homenagem a ela.

Medida do Pirex retangular: 26 cm comp X 6 cm larg X 5 cm alt

INGREDIENTES:


1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de leite de vaca (300 ml)
4 gemas eu gosto de retirar as películas use uma peneira para facilitar o processo.
1 colher de sopa rasa de amido de milho (Maisena)
200 gr de biscoitos maisena (use o pacote inteiro de biscoitos maisena)
100 a 150 ml ou quanto baste de leite de vaca para molhar os biscoitos maisena 
2 colheres de sopa de Nescau em pó (pode ser chocolate mas terá de adoçar)
Rum é opcional e a gosto. Eu uso 100 ml de Rum e a quantidade de leite tem de ser diminuída, mas eu gosto puxado no Rum, então experimente para ficar no seu gosto.
400 ml de creme de leite ou 2 caixinhas (pode usar creme de leite fresco é ainda melhor, comprado no supermercado fica na geladeira)
1 colher de sopa de açúcar

OBS: Antes de começar a fazer o pavê coloque o creme de leite na geladeira na parte mais fria ou no congelador. Vigiando para que não congele, pois quanto mais gelado estiver o creme de leite, melhor para o procedimento da receita.

MODO DE FAZER:


Separe as gemas das claras e retire as películas das gemas com auxílio de uma peneira. Isso evita aquele cheiro desagradável de ovo no preparo.


Numa panela de preferência com revestimento anti aderente, junte a lata de leite condensado, as gemas, a mesma medida da lata de leite condensado de leite de vaca e o amido de milho. Misture bem.


Leve ao fogo moderado mexendo sempre, sem parar até que levante fervura e engrosse. O mingau (creme) não pode encaroçar.


Despeje o creme no pirex e reserve.


Num prato fundo ou vasilhame de vidro coloque o leite e as duas colheres de sopa de Nescau (se usar o achocolatado ou chocolate deve adoçar a gosto) e misture bem. Se for usar o Rum junte o rum e misture. Disponha o pacote inteiro de biscoitos maisena noutro vasilhame para que fiquem bem em mãos e comece a molhar os biscoitos generosamente e arrumar no pirex sobre o creme.


Faça camadas até que os biscoitos maisena se acabem e coloque algumas colheradas de leite por cima das camadas de biscoito.



Creme de leite industrializado:
Tire o creme de leite da geladeira e bata na batedeira em velocidade máxima para aumentar de volume e encorpar um pouco, então adoce com uma colher de sopa de açúcar e bata só para misturar e cubra os biscoitos maisena no pirex.
Creme de leite fresco:
Se o creme de leite for fresco, basta bater na batedeira para como chantilly e junte a colher de açúcar bata só para misturar então cubra os biscoitos maisena no pirex.

OBS: O creme de leite industrializado não fica batido como para chantilly porque no processo de industrialização ele perde lactobacilos e microrganismos que permitem esse processo e por isso também não azeda contém estabilizantes, acidulantes etc... 




Decore a gosto. Eu usei amendoins quebradinhos, mas pode usar também castanhas caju ou deixar lisinho fica lindo!
Leve a geladeira antes de servir. Cubra com papel alumínio ou filme de pvc só depois que a camada branca ficar firme.

OBS: Não é necessário deixar no congelador. Esse pavê não derrete é de consistência firme. Mas deve ser servido bem gelado. 




Vai um pedacinho aí????

9 comentários:

Camila Lima disse...

Nossa que delicia de receita, amei
Amei seu blog, conheci ele em um grupo do facebook, já estou seguindo, retribui?
Beijos
http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

Papo com a Cris disse...

Hummm que delícia esta receita. Seu blog é uma uma tentação com estas receitas. Vou ter que fazer suas receitas para provar. Beijos.

Dicas da Sue disse...

Marlene!!!!!!!
Eu ja favoritei seu blog. G.zuisss não posso perde-lo de forma alguma...essa sobremesa é deliciosa demais.. eu tentei fazer uma parecida.. ficou enjoativa, doce demais...agora vou seguir a risca sua receita...beijos.

Blog a venda 5 disse...

Fiquei babando, deve ser maravilhoso vou tentar fazer
Um beijo, te espero no blog
SORTEIO Películas

Carol Nyerges disse...

Olá! Fiquei apaixonada pelas receitas! Já curti sua fan page e segui seu blog para acompanhar cada receitinha e testar aquelas que eu mais gostar.
Um abraço!
Carol Nyerges
organizacaocasafamiliavida.blogspot.com.br

Unknown disse...

Hummm deu água na boca. Bjokass
www.belasebellas.com

Dalva Herzeg disse...

Delícia! Obrigada pela receita! Bjss1

Ofantasticomundodairis disse...

Hummmmm! É pavê e pra comer.
http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

Jesus puro amor disse...

Parabéns pelo blog.
Jesus Te Ama, como você é, e o que tiver que ser transformado, Ele transformará
Receba-o como seu Senhor e Salvador em sua vida. Ele é o nosso conforto nas tribulações.
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
Romanos 12:12
Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.
Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.
Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
Façam todo o possível para viver em paz com todos.
Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Romanos 12:14-19


Bem Vindos-2530