VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

quinta-feira, 18 de junho de 2009

MUSSE DE PALMITO

Dia Branco



Essa musse é uma delicia rápido fica pronta e não dá trabalho! Fica ótima para ser servida como entrada e acompanha bem uma salada. Aproveito para esclarecer um pouco sobre o palmito e seu processo de fabricação para quem não conhece.
Palmito é o miolo da parte superior do caule da palmeira, de consistência tenra e cor esbranquiçada, comestível em várias espécies Não é fruta nem legume. É, apenas, tal parte do caule.
O processo de fabricação do palmito se inicia na extração da palmeira. Ele é descascado, cortado e lavado, para então ser colocado dentro da embalagem (lata ou vidro) com água, sal e ácido cítrico.


INGREDIENTES:

400 ml de creme de leite
200 ml de yogurte Natural
1 gelatina em pó sem sabor branca
1 ½ vidro de palmito 520g (drenado+ ou - 450gr)
1 envelope glumato monossódico a gosto (tempero em pó)
1 cebola pequena cortada em cruz ou ralada
Pimenta do reino branca á gosto
Usei rosas e crisântemos brancos para decorção.


MODE DE FAZER:


Separe dos palmitos somente a parte de dentro (aquela parte bem molinha), pique em pequenos cubinhos e reserve. A parte mais firme será toda batida no liquidificador.
OBS: Hoje temos os palmitos extra moles tipo da pupunha, mas para esta receita eu uso mesmo o tradicional de palmeira do Açaí.


Bata no liquidificador o creme de leite, o yogurte natural, a gelatina, a cebola, o glucamato monossídico a pimenta do reino branca e o restante do palmito (aquela parte mais durinha).


Misture com aquele palmito picado, mas (separe uma pequena parte para decoração).



Despeje em uma forma de anel untada com azeite e leve à geladeira por 12h.


Desenforme e decore com os palmitos picadinhos reservados por volta da musse.



Detalhe de rosas e crisântemos brancos. Pra decorar assim coloque um prato de sobremesa, emborcado por baixo do prato da musse que ficara mais alta que o nível da mesa e no vão ajeite as rosas intercalando com os crisântemos por toda a volta do prato.


7 comentários:

Claudia Lima disse...

Eu nunca comi nenhum tipo de mousse salgada antes. A sorte é que aqui eu encontro palmito, pois nós gostamos muito.
A decoração ficou linda e o mousse fica super bonito depois de desenformado.
Parabéns pela participação!
Bjs :)

Rico disse...

Wow duas não só uma, adorei esse mousse de palmito, mais uma coisa que não conheço mas gostava de conhecer pois só pelo que vi aqui ficou uma delicia de se morrer por mais. adorei ver e deliciar me no pensamento de comer isto. Marlene és uma boa cozinheira, que sorte tem a tua família em te ter. jinhos doces :) xx

Delícias e Talentos disse...

Marlene, estou fascinada com a decoração de ambas as receitas, as flores brancas são lindas! :)
Palmito nunca provei, mas aposto que ía gostar, pelo menos o aspecto dessa mousse é bem apetitosa!
5 estrelas! *****

Margarida disse...

È a primeira vez que passo no seu cantinho e gostei muito! Essa mousse de palmito foi a escolha certa para este dia. Fiquei curiosa com o sabor. : )
**

Tânia disse...

Humm...anotada para o verão....

Unknown disse...

ola, estava procurando uma receita de mousse de palmito na net. Achei a sua e me pareceu simples de fazer. vou arriscar e depois te conto. um abraço da iniciante na cozinha Raquel.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Bom dia Marlene! Te achei no google, na busca de uma receita de macarrão com kani, adorei o seu! Serei sua seguidora! Adorei o blog, quando tiver um tempinho da uma passada no meu, tá bom??? Bjinhos e muito obrigada!


Bem Vindos-2530