VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

terça-feira, 3 de maio de 2011

MOLHO PARA ASSADOS (CORINGA)


Esse molho eu elaborei para assados a pedidos de amigos. Infelizmente eu não faço nada com receitas e quando estou a criar ainda é pior e se esta receita aqui está é porque meus amigos foram rapidamente anotando tudo o que usei e serve também de referência para mim mesma hehehe. Faço muitas reuniões em casa e estou sempre assando carnes de aves, de porco, de gado, logo se pede um molhinho e lá vou eu. Esse molho tanto serve para fazer os assados como serve para acompanhá-los, com pequenas diferenças que vou explicar no decorrer da receita. E claro é bem rapidinho leva cubos de caldo industrializado, mas pode-se dispensá-los. Eu sinceramente os adoro apesar do sódio que contém, pois na cozinha rápida de uma festa quebram um galhão maior que os macacos gordos hehehe.
Mas nem por isso deixo de dar atenção ao cardápio light e diet, pois é minha especialidade!


INGREDIENTES:

Para + ou - 1½ Lt de molho

1 colher de sopa de alho socadinho ou em pedacinhos
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
3 cubos de caldo industrializado eu usei de peru (meu assado era carne de ave)
2 colheres de chá de noz moscada ralada
Pimenta do reino a gosto
100 ml de vinagre eu usei branco de álcool com limão
100 ml de molho soyu (eu uso tozan do rótulo vermelho)
100 ml de vinho branco (não deve ser tipo suave)
3 folhas de louro
1.300 de água


OBS: Se o seu assado for de carne vermelha substitua o vinho por vinho tinto e o vinagre só se quiser por vinagre de vinho tinto.
Substitua os cubos de caldo por sabores como picanha, costela, carne, há variados.

MODO DE FAZER:

Numa panela esquente o azeite e a manteiga e junte o alho.Deixe dourar.



Junte os cubos de caldo e os amasse com a espátula ou colher que esteja usando para que se dissolvam rápido.


Junte a água e as folhas de louro.


Junte a noz moscada.


Acrescente a pimenta do reino a gosto. Sempre misturando bem.


Junte o vinagre.



Junte o molho de soja.



O vinho vai por último.


Deixe levantar fervura no fogo baixo e assim que ferver deixe mais um minuto e depois desligue o fogo e retire as folhas de louro.
Prove o molho se estiver muito forte para o seu goste junte mais água e deixe levantar nova fervura.
Sirva coado numa molheira.


USANDO O MOLHO PARA FAZER O ASSADO:

Use o molho só quando esfriar; para que esteja na mesma temperatura do assado (o importante é observar que estejam na mesma temperatura molho e assado)

Se o assado já for comprado temperado, embrulhe-o em papel alumínio com sobra e sem coar o molho derrame sobre o assado quantidade a gosto de molho e lacre bem, unindo as pontas e abertura do papel. Leve ao forno em fogo baixo para que cozinhe primeiro no vapor de molho e depois de cozido é que deve ser aberto (no pape) para tomar cor e ir dourando.

SE O ASSADO NÃO FOI COMPRADO TEMPERADO.

Lave e limpe do seu jeito a sua carne e depois besunte-a com alho socado, margarina, pimenta do reino. Eu meto limão também e se for ave meto uma banda de limão dentro dela e dou uma espremida e ainda meto umas folhas de louro,(esse processo de ervas dentro do corpo, era usado para embalsamar as múmias para não cheirarem mal), mas a minha ave é para ser comida. Sim, eu a quero cheirosa também ehehe
Em água e nas quantidades da receita desmanche os cubos de caldo e junte os ingredientes do molho com exceção do azeite e manteiga e utilize nessa vinha. Deixe de um dia para o outro na geladeira, pode usar o saco de cozimento para forno eu gosto muito deles são bem práticos.

Esse molho eu o chamo de coringa pois pode tanto ser usado como molho para ir a mesa,e também para ser vinha observando esses pequenos detalhes, claro que no tempero de sua carne ou assado, você pode e deve usar os temperos que gosta. Aqui eu dou apenas umas sugestões de como faço os meus.

2 comentários:

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, Marlene.

Deve ser uma delícia mesmo!!
Parabéns pela receita.

Um grande abraço.
Maria Auxiliadora (Amapola)

marli disse...

É disto que mais gosto no mundo da Internet. A troca de ideias e de costumes entre povos. Pelo seu URL eu percebi que é do Brasil, eu sou Portuguesa e há algumas diferenças nas receitas. Este molho é um exemplo disso, por cá fazê-mos diferente. Eu adoro experimentar receitas do Brasil e posso dizer que aprendi muito ;)


Bem Vindos-2530