segunda-feira, 29 de setembro de 2008

FAROFA A BRASILEIRA LIGHT



Comprei um quilo de farinha pra fazer faro pra fazer farofafá. Fafarofarofaro farofarofaro farofarofarofafá...Eu adoro farofafá rsrs!


INGREDIENTES:


3 unidades de ovos inteiros
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina light
¾ de xícara de chá de farinha de mandioca e + um pouco se precisar (quanto baste para fazer a farofa e a deixar bem molhadinha)
100 gramas de presunto magro sem capa de gordura picado
1/2 unidade de cebola pequena picadinha
sal e pimenta do reino a gosto
cheiro verde picadinho a gosto
1 fio de azeite extra virgem (para não escurecer a manteiga)


PASSO A PASSO:



Numa frigideira antiaderente; derreta duas colheres de sopa de manteiga e regue com um fio de azeite. Junte a cebola e refogue até ficar transparente mexendo sempre.
Junte o presunto picadinho e refogue bem mexendo sempre.


Abaixe o fogo e junte os ovos um a um e estoure as gemas, mexa cuidadosamente os ovos para misturar com a cebola e o presunto.


Aumente um pouco o fogo e vá controlando o cozimento dos ovos mexendo com uma espátula de madeira ou silicone sempre com movimento debaixo para cima, para que os ovos não se desmanchem completamente; eles tem que ficar pedaçudos e flocadinhos.


Quando começar a secar um pouco os ovos mexidos, coloque o restante da manteiga e tempere com sal e pimenta.
Abaixe o fogo e junte a metade da xícara de farinha, mexa com cuidado e junte a outra metade, sempre revolvendo com cuidado. Caso seja necessário junte mais um pouco de farinha. A farofa tem ficar molhada. não pode ficar coberta de farinha.


Deixe esquentar e desligue o fogo. Acerte o sal e junte o cheiro verde picadinho mexa bem( sempre revolvendo com cuidado) Sirva a seguir.

Um comentário:

karinfleur disse...

Menina essa farofa está de dar água na boca. Parabéns oseu blog está lindo.Bjs,Carine.