VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

domingo, 5 de outubro de 2008

BERTALHA REFOGADA



Adoro folhas e sigo o mesmo processo para todas. É fácil de fazer e pode ser consumida em segurança.



BERTALHA A bertalha (Basella rubra L.) pertencente à família da baseláceas, é cultivada por suas folhas carnosas, muito consumidas no Rio de Janeiro. Por sua utilização na Índia, chama-se também de espinafre indiano.
Semelhante ao espinafre, com folhas mais arredondadas, que são verde escuras, carnosas e geralmente pontudas Pode ser refogada, adicionada aos cozidos ou consumida na forma de cremes. Fica muito gostosa em saladas, refogados, sopas e omeletes.
Suas folhas são ricas em vitamina A, portanto a bertalha é recomendada ao combate à doenças do fígado e no combate às hemorragias do pós-parto. Mas seu consumo exagerado deve ser evitado pelas mulheres no início da gravidez devido essa mesma vitamina A, que não é facilmente decomposta pelo organismo e pode causar lesões no feto.
A bertalha é uma verdura rica em cálcio, fósforo e ferro. Como contém poucas calorias, é recomendada em regimes de emagrecimento.
A bertalha fresca, boa para o consumo, tem folhas de cor verde bem escuro, tenras,limpas, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre maços com folhas amareladas, murchas ou rasgadas, isso indica que a verdura foi colhida há muito tempo.
De preferência, a bertalha deve ser consumida logo após ser colhida, pois se deteriora com muita facilidade. Se quiser conservá-la por 2 ou 3 dias, embrulhe em papel ou plástico e guarde na gaveta de verduras da geladeira.

BERTALHA REFOGADA:


INGREDIENTES:

2 maços de bertalha bem verde escuro e brilhantes
azeite extra virgem (que baste para refogar todo o alho usado generosamente) a gosto
6 dentes de alho amassados ou picadinhos (eu aconselho a usar no mínimo 3 dentes de alho grandes para cada maço da folha. Como eu adoro alho uso 4 dentes de alho grandes para cada maço de folha. Mas a quantidade de alho pode ser a gosto)
sal e pimenta do reino moída na hora (as folhas pegam muito sal, por isso cautela na hora de salgar. Eu salgo de olho, mas 1 colher de café de sal para cada maço de folha tá suficiente para quem não pode comer salgado. Eu não posso, mas não adianta rsrs) a gosto
1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água usado para higienização das folhas
4 litros de água que baste para cobrir as folhas em imersão. (depende da quantidade que você for fazer. Eu usei 4 litros porque foi o suficiente de água para cobrir os dois maços de bertalha que eu estava higienizando)





Desfolhe a Bertalha, retirando as folhas que não estiverem perfeitas. Eu aproveito os cabinhos da ponta dos galhos que são novos e cozinham bem; além de terem bastante nutrientes para o nosso organismo.



Lave em bastante água corrente.




Escorra e coloque numa bacia com água suficiente para cobrir e então higienize.



Para cada litro de água; use uma colher de sopa de água sanitária e deixe em infusão por 15 minutos.




Decorrido o tempo lave novamente, para retirar qualquer resíduo de água sanitária. Escorra e reserve.



Com auxílio de uma faca afiada; cote as folhas com cuidado. Eu já tenho prática e não estrago minha peneira que é de plástico. Corte pouco, pois as folhas encolhem no cozimento.



Pique bem miudinho ou esprema os alhos.



Numa panela, esquente o azeite junto com os alhos. O azeite é o suficiente para cobrir generosamente o alho. Conforme estou mostrando.



Mexendo com uma colher de pau vá refogando os alhos no azeite e junte o sal



Refogue bem até ficar dourado claro.



Abaixe o fogo e Junte as bertalhas e vá refogando



Abafe com a tampa da panela, para ajudar a murchar e vigie o refogado. Pois não pode cozinhar demais que os nutrientes se perdem e também não pode ser em fogo alto, porque solta muita água. Cozinhe apenas para murchar e ferver. A coloração tem continuar um verde vivo. Se ficar cinzento ou verde opaco, passou do ponto.



Bom apetite! Olha que bonito!!!


5 comentários:

Márcia Regina disse...

Uma beleza....deu água na boca DCC....e seu blog também tá lindo.....

Eli disse...

Adoro verduras refogadas, delícia!!

Neide Franco disse...

Amiga Lene, estou aqui para saborear estas belas saladas. Voce sabe que adoro tudo de salada, claro, sem pimentas. Mas cada um pode colocar seu tempero na hora. Beijos querida está tudo lindo. Acabei de comemorar no ESTRELA GUIA NF o visitante de número 3.000 precisamente as 3 horas e 30 minutos aqui em USA.
Queria dividir minha alegria com voce amiga!!!!
Love you! Nancy
http://wwwestrelaguiacom.blogspot.com/

Anônimo disse...

Pensei q fosse comida de pobre. Rsrs..

Anônimo disse...

Só uma dica construtiva:

Não se coloca de maneira alguma água sanitária na água para poder higienizar suas folhas, legumes e frutas! a sua água de torneira já tem alto teor de cloro e outras substancias toxicas, o certo é lavar com água filtrada e tintura de iodo, mas jamais água sanitária!


Bem Vindos-2530