quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

FAROFA DE BISCOITOS DA MINHA MÃE



Essa farofa é fantástica! Eu já fiz de todo jeito, temperada com alho e cebola, só com alho, com bacon também. Mas a forma que ela fica mais saborosa é com manteiga e azeite. Todo mundo gosta é a FAROFA DE NATAL DE MINHA FAMÍLIA e a receita é de minha mãe amada, com o toque de azeite por minha conta, porque eu sou intrometida!

INGREDIENTES:

3 pacotes de 200gr de biscoitos Cream Crackers
150gr de manteiga tem que ser manteiga (mais ou menos 45 a 50gr de manteiga por pacote de 200gr de biscoitos Cream Crackers)
3 colheres de sopa cheias de azeite de oliva extra virgem por causa do sabor (uma colher de sopa cheia para cada pacote de biscoitos Cream Crackers)

MODO DE FAZER:



Coloque os biscoitos Cream Crackers numa bacia.


Agora organizessse, para começar a triturar os biscoitos. Eu gosto de fazer no liquidificador, do jeito que estou mostrando na foto. Uma bacia com os biscoitos, outra com a peneira só para peneirar, outra para ir colocando os biscoitos já triturados e peneirados (não está na foto, mas será necessaria depois, porque os biscoitos tem que ser peneirados dentro da bacia para não cair para fora, e é preciso espaço, conforme a bacia da peneira for começando a ficar sem espaço passa-se os biscoitos já triturados, para a outra bacia); e uma para ficar no pé do copo , para não espalhar farelos demais na mesa de trabalho.


Quebre alguns biscoitos dentro do copo do liquidificador, os biscoitos não devem ultrapassar o meio do copo, senão fica ruim para liquidifica-los.


Se der uma engasgadinha tudo bem, ajude com espátula e encha menos o liquidificador na próxima rodada.



Quando os biscoitos virarem uma farofa, peneire na bacia com a peneira.


Vai restar só os farelos maiores.



Retorne com eles para o liquidificador e repita novamente o processo, até que todos os biscoitos tenham terminado.


Reserve a bacia de farinha obtida.


Numa panela aqueça o azeite.


E junte a manteiga.


Deixe derreter completamente a manteiga, tomando cuidado para não deixar queimar e ficar escura. Vai espumar muito é assim mesmo!


Junte a farinha de biscoitos reservada e abaixe o fogo.



Misture muito bem e deixe refogar por um minutinho mexendo para que a farinha esquente. Prove o sal, mas não será necessário adicionar mais,pelo menos para o meu gosto, porque os biscoitos já comtém sal e a manteiga também mas, gosto é gosto. Desligue logo o fogo para que a farofa não fique ressecada.Fica no fogo som,ente o tempo suficinte para incorporar toda a manteiga no azeite e aquecer bem.



4 comentários:

Magia na Cozinha disse...

Marlene esta farofa é muito interessante. Já tinha visto antes, mas nunca provei.
Bjs :)

EU MULHER disse...

Amiggggaaaaaaa!!! Que farofa deliciosa é essaaaaaaaa???!!! Eu amei essa farofa e já vou logo anotando a receita para fazer urgentemente.


Mil beijos querida

Simplesmente Mariza disse...

Marlene, que diferente, nunca experimentei este tipo de farofa. Mas com certeza vou fazer. Hummmmm....muito bom!

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne