VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DOCE DE BANANA




Estava com umas enormes bananas d’água aqui em casa. Nanicão para os paulistanos!
Usei cinco bananas e me deu quase uma jarra de polpa. Tava com saudades da época em que eu morava no sítio no interior do Ceará. Tínhamos plantação de bananas. Recolhia 6 milheiros por semana (É feita assim a contagem da banana e também dessa forma que se cota o preço. Por milheiro de banana.). Tinha banana á vontade para fazer tudo o que eu quisesse vendíamos só a Pacova! [Essa banana que a gente come aqui na cidade]; lá é dada pros animais ehehehe! Vocês não têm noção da banana boa, que maravilha, não só no sabor cor e formato! É TUDO!
Para matar as saudades fiz esse docinho de banana de consistência firme para meu marido que adora doces caseiros.
INGREDIENTES:Para quantidade de polpa de banana obtida, a mesma quantidade de açúcar.
Pau de canela e cravo á gosto
Suco de limão
Uma jarra medidora.


PASSO A PASSO:



Amasse as bananas com um garfo.(Normalmente eu liquidifico a polpa para ficar bem homogênea, mas nesse caso, como eram apenas 5 bananas eu resolvi amassar com um garfo).


Coloque toda a polpa obtida numa jarra medidora, para saber a quantidade.

Coloque a polpa numa panela funda e alta pois o doce espirra. Reserve.

Meça o açúcar na mesma quantidade da polpa obtida, se gostar do doce bem doce mesmo. O açúcar é que dá o ponto ao doce, mesmo assim, como eu não gosto muito doce demais, eu diminuo na proporção de 85% de açúcar para 100% de polpa e continua ótimo.



Junte o açúcar á polpa na panela e misture bem para homogeineizar.

Leve a panela ao fogo alto e use uma colher de pau ou de bambú, com o cabo bem comprido para evitar que os respingos queimem sua pele. Eu uso também luva de pano e quando começa a respingar eu enrolo o braço com um pano de prato rsrs! Mas pro resultado vale a pena.




Agora é mexer para valer sem parar. Acompanhe os estágios acima nas fotos.

Já estando bem corado e perto do ponto eu juntei alguns cravos e 1 pau de canela, porque meu marido gosta. Nesssa hora, esprema o suco de meio limão e jogue no doce que o ele ficará em ponto de corte podendo até ser colocado em forma de alumínio untada e coberta com paela manteiga, pra desenformar depois.Como esse doce é de ponto duro e ou corte eu normalmente não uso nem cravo e nem canela, mas meu marido gosta do doce um pouco mais mole e especiado; então não uso o suco de limão também, que acelera e dá o ponto de corte.


O doce estará no ponto, quando aparecer o fundo da panela. Quando mais o doce demorar a voltar para o lugar, mais duro estará. Pra um doce bem duro continue mexendo por mais um pouco quando der o ponto.


Deixe esfriar um pouco e coloque numa compoteira ou se deixou ponto de corte, coloque na forma.

Eu dei esse ponto mais mole, mas fica pesado e liguento e se colocar na geladeira fica mais durinho.

7 comentários:

Claudia Lima disse...

Delícia! Minha mãe fazia as vezes e eu gostava de comer como geléia para passar no pão.
A cor fica mesmo muito bonita.
Bjs :)

Rico disse...

Esse doce aparenta estar uma bela delicia, agora só falta saber come-se a colherada ou barra-se no pão...ou faz-se algo completamente diferente com ele.
(já respondi a sua pergunta la no meu) :D

Unknown disse...

Amiga este doce de banana para rechear uma cuca....Deus do céu....imagina a delícia. Hum....mas é muito bom mesmo!
Parabéns......

Unknown disse...

Muito obrigada, procurava sempre algo que fazer com as bananas, e tua explicacao detalhada e simples tri-legal! Gostaria se possivel de ter uma ideia do tempo no fogo, eu fiz em 12 min, qual seria o teu? Maximo!

Anônimo disse...

Gostei achei facil estou indo pro fogão... michele de ourinhos-sp

eceita doce de banana disse...

nossa vou fazer agora para ver se consigo,tenho muitas bananas aqui e nao sei o que fazer..é muito facil,e parece ser muito gososo!!!adorei a sua receita!!bjo

Unknown disse...

Adorei a receita, simples e



deliciosa eu já tinha feito outras vezes mas não sabia o ponto certo, agora com suas dicas aprendi, obrigada agora sempre vou visitar este espaço para saber das novidades bjssssssssss
















Bem Vindos-2530