VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

domingo, 1 de junho de 2014

CREME DE BAUNILHA E CHOCOLATE LIGHT





Olhei essa receita e resolvi transforma-la em light porque to numa fase light.
Eu me basei e modifico as receitas só passo as fontes quando as receitas dão certo. Essa receita me deixou de cabelo em pé hahah mas isso já é de praxe eu pego cada uma... nem queiram saber. Depois de modificar quantidades alguns ingredientes adicionar outros e transforma-la em light a receita já é minha.
Fui incauta na hora de fazer porque tava com pressa então a forma como eu fiz é mais difícil inclusive foi para mim, mas como eu sou apressada na cozinha e tenho prática funcionou mas não a 100% poderia ter ficado melhor. da próxima vez farei como deve ser feito, porque quando temos sobremesas em camadas, essas precisam esfriar para receber as outras camadas, senão não dá certo. Então eu aconselho a fazerem como vou explicar. Será rápido mesmo assim quem foi rei não perde "o majestade"  Gente eu também piso na bola e muitas vezes ainda sento em cima dela hahahaha!

MODO DE FAZER:







Passe no processador as barrinhas de cereal light de forma que apenas desmanchem os grânulos com cuidado para não virarem farinha. Reserve.

INGREDIENTES:




2 cxs ou sachês de 25 g pudim de baunilha diet sem açúcar
250 a 255 g de chocolate meio amargo (picadinho) derretido no banho-maria
400 ml de creme de leite (na foto está 300 ml mas eu achei melhor usar 400 ml usem 2 caixinhas de 200 ml de creme de leite.
2 colheres de chá de margarina light ou comum se não tiver a light ( não tá na foto mas eu usei achei que a textura ficaria melhor e ficou!)
4 gotinhas de essência de baunilha opcional
2 embalagens de 60 g de barrinha de cereais light (vem com 3 barrinhas de 20g) Eu usei Trio light castanha com avelã (passadas no processador levemente)
900 ml de leite desnatado.

MODO DE FAZER:

Processo resumido e rápido

faça primeiro um pudim com 400 ml de leite coloque no pirex
faça depois o ganache de chocolate e junte ao pudim no pirex
faça a camada de barrinhas trituradas
então faça o segundo pudim com o restante do leite e coloque por cima da camada de barrinha triturada no pirex e finalize novamente com o restante das barrinhas trituradas.



Deixe tudo preparado para derreter o chocolate no banho-maria o recipiente com a água o vasilhame com o chocolate picado e o creme de leite aberto em mãos.





e numa panela com revestimento teflon coloque metade do leite frio 450 ml 1 cx ou envelope  do pó para o pudim, a colher de chá de margarina, e as duas gotas de essência de baunilha (opcional) Misture bem com colher de pau ou de silicone. Ligue em fogo em temperatura média e comece a mexer sem parar porque não pode grudar no fundo de jeito nenhum.





Quando o pudim começar a engrossar abaixe o fogo e deixe ferver e cozinhar por 2 minutos sem parar de mexer e com muito cuidado para grudar no fundo.



Coloque o pudim no pirex reservado deixe esfriar 5 minutos e leve a geladeira enquanto faz o creme de chocolate (ganache).





Ligue o fogo do banho-maria vigie e espere a água levantar fervura vá mexendo de vez em quando porque só o calor já derrete o chocolate e pode pregar na panela.
Ferveu a água abaixe o fogo completamente, porque o chocolate já derreteu.




E acrescente o creme de leite. O ganache de chocolate tem que ficar em fogo baixo porque não pode ferver. Mexa bem.
Desligue o fogo do ganache, depois de bem incorporado o creme de leite.



E faça um camada com o ganache por cima da metade do pudim que já está no pirex frio.



Solte as barrinhas processadas porque elas se grudam e faça uma camada por cima do ganache de chocolate, tomando cuidado para deixar o suficiente de barrinhas trituradas, para dar acabamento na sobremesa. Volte o pirex a geladeira enquanto faz o outro pudim.



Faça o outro pudim procedendo da mesma forma como fez o primeiro depois de pronto, faça mais uma camada sobre a camada de barrinhas trituradas no pirex



Finalize  restante das barrinhas processadas.
Cubra com filme e leve para gelar tem que servir bem gelado.

OBS: Não dá para deixar ganache de chocolate para decorar, porque endurece muito rápido, a menos que você tenha um saco de confeiteiro para enfeitar, mas sendo assim teria q fazer um pouco mais de ganache, porque a da receita é a quantidade certa para a sobtemesa. Eu para fazer essas bolas de ganache na minha decoração sofri raspando hehehe.( mas essas bolas de ganache parecem umas ameixas né? Não ficaria ruim... :)












3 comentários:

Marcia disse...

Nossa parece esta uma delicia!

Nossas Dicas Dicas Nossas disse...

Nossa tem uma cara muito boa esse doce. bj

http://nossasdicasdicasnossas.blogspot.com.br/

Kcal GorDivah disse...

Hmmmm Parece uma delícia!


Bem Vindos-2530