VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

sexta-feira, 13 de junho de 2014

SALADA MEDITERRANEA




Olá amigos espero que estejam todos bem! Eu amo saladas e essa salada é uma das que mais gosto. O preparo dela é muito rústico. Eu vi o Jamie Olivier preparar e adorei, mas eu detesto fazer as coisas com as mãos. Eu vou explicar o procedimento dele e mostrar o meu. A salada fica deliciosa! Eu acrescentei o que eu gosto e tirei o que não gosto. Essa salada deve ser temperada na hora de servir e logo consumida as folhas não resistem na geladeira depois. 


INGREDIENTES:





1 maço de folhas de rúcula 
1 maço de folhas de manjericão 
1 pé de alface crespa com as folhas 
1 caixa de ovos de codorna cozidos
Tomates cereja a gosto  mas podem ser substituídos por tomates comuns
250 g de queijo minas ou mussarela de búfala (fica ótimo se usar +\- 150 g de mussarela de búfala e 100 g de queijo gorgonzola)
orégano a gosto
acetato balsâmico a gosto e pode ser opcional
azeite extravirgem generosamente
200 g de azeitonas verdes sem caroço ou fatiadas
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER: 

O Jamie Olivier rasgou todas as folhas com as mãos. 
cortou os tomates cerejas ao meio e espremeu com mãos sobre as folhas na tigela e depois foi adicionando o resto. Ele usou alguns ingredientes diferentes dos meus, mas basicamente é a mesma coisa.

COMO EU FIZ:

Lave e higienize todas as folhas e passe no secador de folhas; isso aumenta o tempo de vida útil das folhas. Se não tiver um secador de folhas deixe escorrer bem para retirar o máximo de excesso de água.





em seguida com auxílio de uma tábua de vidro ou de madeira e faca afiada enrole as folhas de rúcula e corte, faça o mesmo com as de alface e com as de manjericão apenas retire dos galhinhos ou serre bem no pé caule e corte também .



Lave e higienize os tomates cerejas e depois corte-os em cruz



Cozinhe descasque e corte os ovos de codorna ao meio e reserve 



Pique os queijos em pedacinhos pequenos principalmente se for usar o gorgonzola porque é para dar sabor misture-os para poder colocar na salada. 

as azeitonas sem caroço corte em rodelas ou ao meio e junte na tigela.

Na tigela misture os tomates, os queijos, as azeitonas, os ovos  e já dê uma temperada com pouco de balsâmico, sal pimenta e azeite porque as folhas tem que ser adicionadas por último e cuidadosamente. (separe parte de cada de cada item para ficar por cima na decoração. 






Já transfira para a tigela que vai usar. e faça uma camada com as folhas no fundo. Eu começo numa menor e depois transfiro para uma maior, e depois continuo colocando as folhas e dou uma decorada por cima com um pouco de tudo e rego com mais azeite e acetato balsâmico. Faço tudo para não manipular demais as folhas porque senão ficam machucadas.


4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa amiga q delícia!E bem prática né?!To anotando cada receitinha q vc posta pra eu fazer depois.Pode deixar q quando eu fizer vou usar a #Saladiche pra vc conferir.Bjo!
www.mulherunika.com

Older disse...

Uma salada deliciosa, aliás como tudo que você faz. Bjs

Sophia Fernandes disse...

Hmmm arrasou!! Deve ter ficado uma delícia!

www.sorrisossemsentido.com
Beijos e continue assim que você vai longe, Sophia Fernandes!

Nena disse...

Acabo de faze-la. Maravilhosa e prática como ambas gostamos. bjos


Bem Vindos-2530