VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

TAGLIATELLE AO PESTO DE RICOTA




Bisbilhotando um livro de receitas de massas italianas na livraria Siciliano aqui no shopping de Botafogo, perto de minha casa, onde gosto de ir e ficar sentada no café com uma pilha de livros na mão e um pingadinho expresso, com uma coca zero em lata bem gelada...sei que é um mau hábito, mas eu adorooooo! Encontrei uma receita de Pesto muito interessante que veio bem a calhar, pois eu tinha em casa uma ricota fresquinha que havia comprado para fazer um cheesecake e como não havia encontrado a geléia de damasco diet ,que precisava para o cheesecake, a ricota estava lá. Ricota a gente tem que usar logo, senão fica amarga, mesmo que se lave, raspe e jogue água quente, não adianta, uma vez amarga se for usada estraga qualquer boa receita. Então pensei : ah vou fazer esse pesto. No dia seguinte foi a primeira que fiz, pedi ao meu marido para ir ao mercado e me trazer um Tagliatelle fresco ou um fusilli e passar no hortifruti e comprar 2 maços bem bonitos de manjericão. Como era uma receita que eu nunca tinha feito, eu sempre presto muito atenção e dou uma estudada. Já sabia que teria que fazer algumas modificações, mas o resultado final foi sensacional. Gente, vocês na tem noção da maravilha que ficou e minha receita ficou tão distante da original que vou colocar aqui, apenas a minha receita, pois, a do livro não dá certo de jeito nenhum, mas valeu a dica!

INGREDIENTES:

500gr de tagliatelle ou fusille fresco
450 a 500 gr de ricota
8 dentes de alho grandes
2 maços fartos de manjericão separe umas folhinhas para decoração
250ml de leite integral em temperatura ambiente
8 colheres de sopa de azeite extra virgem
Pimenta do reino moída na hora á gosto
Sal á gosto
Parmesão ralado na hora á gosto

PASSO A PASSO:


Descasque e lave os 8 dentes de alho.


Coloque em uma panelinha com pouca água e leve ao fogo baixo por 10 minutos cravados. Isso é para o alho perder o travo.


Enquanto isso lave e higienize os maços de manjericão em uma mistura de água com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água usado e deixe em infusão por cinco minutos, depois escorra e lave bem. Separe as folhas dos galhos, guarde umas bonitas para decoração e reserve.


Decorrido o tempo escorra bem os dentes de alho e reserve.



Meça a quantidade de ricota e esfarele bem com auxílio de um garfo ou uma mão de pilão(eu acho mais fácil fazer com a mão de pilão)

NOTA: Importante liquidificar primeiro uma metade da receita e depois a outra, senão fica pesado demais para o liquidificador, coisa que aconteceu comigo e então tive que ir me acertando do jeito que deu.


Coloque metade do azeite no liquidificador.


Junte metade das folhas de manjericão.


Coloque a metade do alho e liquidifique para homogeineizar um pouco.


Junte a metade da ricota e misture bem com uma espátula para ajudar a liquidificar.


E aos poucos vá acrescentando a metade do leite para que liquidifique bem.


Fica uma pasta grossa mesmo. e muito cheirosa.


Transfira para uma vasilha e proceda da mesma forma com a outra parte dos ingredientes restantes e junte tudo na vasilha para temperar á gosto.


Tempere á gosto com sal e pimenta de reino moída na hora. Reserve.

NOTA: Eu usei leite integral para ajudar a liquidificadar o pesto, mas pode usar leite desnatado e água também se preferir, mas tem que ser em temperatura ambiente; a receita pedia que usasse a água do cozimento da massa; o que eu não achei muito prático, pois, a massa esfriaria enquanto se prepara o pesto com a água do seu cozimento. O pesto não pode ir ao fogo.


Cozinhe a massa fresca, conforme as instruções de sua embalagem e escorra bem.


Volte a massa escorrida para a panela que está quente ainda do cozimento da massa e misture imediatamente o pesto resevado á gosto na massa quente escorrida.

NOTA: O pesto é sufiente para esta quantidade de massa, com uma boa sobra que pode ser aproveitada para comer com torradinhas ou com pão.



Sirva polvilhado com bastante queijo parmesão ralado na hora!

6 comentários:

Claudia Lima disse...

Ficou muito apetitoso Marlene!
Sabe que eu nunca comi pesto?
Eu gostaria de ter um jardim de ervas para fazer estas artes.
Bjs :)

Culinária com gosto disse...

amiga,
AMEI!!! Certamente farei em breve...
Agora, coca cola com café??? Isso é um soco no estômago. amiga, você é uma bomba-relógio!!! rsrsrsrs

mil beijos e quero ser igual a você quando crescer...rsrs

Vanessa Barroso

Eli disse...

Nossa que pesto original, adorei essa receita!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Anônimo disse...

parabens comida deliciosa.e para seu aniversario vai ser o que?bjs olhe pedro esta muito fofo.

Rico disse...

Parece bem rico e delicioso, e com montes de alho como eu gosto (adoro alho) se eu vivesse aí, tinhas de me convidar para almoçar ou jantar.

BETO disse...

Oi Marlene, estou passando aqui só pra convidar você para participar do desafio de aniversário do meu blog. Espero uma receita sua, ok?

http://receitapassoapasso.blogspot.com/2009/02/desafio-de-aniversario.html

Bjs.
BETO


Bem Vindos-2530