terça-feira, 21 de abril de 2009

BOLO DE CHOCOLATE ESPECIADO DIET




Esse bolo foi um desejo que eu tive rsrs. Fui pra cozinha para fazer um bolo diet de chocolate com canela e minha cabeça começou a ficar cheia de idéias. Pensei... acho que um bolo tipo inglês de chocolate bem temperado caía bem. Um bolo rico em especiárias. E cheguei nesta receita que achei ótima e anotei para não esquecer. Quem gosta de chocolate e especiárias vai adorar. Fica bem fofinho e perfumado na medida. Ideal para quem quer muito sabor e não quer as calorías extras; porque esse bolo é diet e light.

INGREDIENTES:

1 xícara rasa de chá de adoçante que possa ir ao fogo
3 colheres de sopa de margarina light
220 ml de guaraná zero ou diet
2 xícaras de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cacau em pó sem adição de açúcar
1 colher de chá de essência de panetone, mas pode usar de baunilha
1 colher de café de cravo em pó
4 colheres de sopa de passas maceradas em 3 colheres de sopa de rum
3 unidades de ovos separados (claras batidas em neve)
1 colher de sopa de adoçante em pó para culinária (para polvilhar o bolo) ou 4 envelopinhos
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café rasa de gengibre em pó ou 1 cheia de fresco bem raladinho
1 colher de sopa de fermento em pó

PASSO A PASSO:


Unte e enfarinhe uma forma redonda pequena de 25cm de diâmetro.
Pré-aqueça o forno a 250°C.


Na batedeira bata as gemas, o açúcar e a margarina até homogeneizar.


Aromatize com cravo, a canela, o gengibre e a essência de panetone.



Acrescente guaraná aos poucos, alternando com a farinha.


Junte o cacau.


Junte as passas com com o rum e o fermento.


e misture Junte as claras e com uma espátula e misture delicadamente fazendo movimentos debaixo para cima.


Despeje na forme e e reduza a temperatura do forno para 230°C.Asse por cerca de 40 minutos (introduza um palito no centro da massa e este deverá sair seco). Tire do forno deixe amornar e desenforme.


Deixe esfriar e decore polvilhando adoçante ao redor e por cima do bolo.



11 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Mesmo sendo light não podemos abusar!!! O cheirinho da cozinha chegou até aqui, acredita? Bjokas

Magia na Cozinha disse...

Hummm! Amiga estou de dieta, mas não posso comer nada de pães e farináceos, só aveia.
Dai um bom bolinho diet só mais adiante, quando eu entrar na fase de manutenção.
Os bolos de chocolate dietéticos ficam muito bons na minha opinião e eu adoro especiarias tb.
Bjs :)

Neneli disse...

Marlene!
Ah!!Nunca fiz um bolo diet..tenho vontade de aprender..sei que os ingredientes são mais caros,mais o efeito é melhor!
O seu está de dar desejos!!!!Parabéns!
abç
Neneli

Ricardo disse...

pois me faz cobiça, és tão ma, que bolo delicioso e super light, mais um molhinho de chocolate quente por cima e umas natas frescas yum yum!
Eu sei que tu não podes mas eu posso... rsrs :) xxx

Rico-Receitas

Nela disse...

Amiga querida, hoje passei eu primeiro rsrsrs, adorei o bolo, boa dica tem realmente bom aspecto e como não é nada doce, não faz mal á saíude adorei mesmo, fique com Deus beijoquinhasssss

Sol Galvão disse...

Lene, já não ligo mais pros diets lights etc....
5 kilos a mais, tô trocando meu carro por um guindastre. Viu porque não páro em pé?
Mesmo assim esse bolo tá piscando pra mim até agora....kkkkk... Meu Deus do céu.

Sol Galvão disse...

Aproveita e dá uma passadinha no meu blog, tem um selinho lá pra voce.
Espero que goste.
Beijos

NANCY FRANCO disse...

Ahhhh....quero um deste no meu café da manhã. Vou comer muitoooo.....beijos

Gezza disse...

Olá gostaria de ti convidar para seguir meu blog de receitas;ameio o seu,e já estou ti seguindo!
Um abraço.

Anônimo disse...

Ola,Marlene
Fiz o bolo de chocolate especiado e ficou uma delicia. Todos em casa adoraram e recebi elogios

obrigada pela sugestão.

Suely

Emile Araujo disse...

Olha, eu nem acredito que fiquei tanto tempo sem conhecer seu blog! Já virei fã!
Parabéns!