sexta-feira, 25 de abril de 2014

BOLO MOLE O DANADO!





Amigos eu confesso que fiquei intrigada com esse bolo, principalmente pela falta de responsabilidade da pessoa que postou a receita no site onde eu peguei. Nem a foto era real. Eu resolvi fazer. Lá dizia bata tudo no liquidificador e Asse. Havia muitas pessoas perguntando. Pois bem 
Depois de estudar a receita, reparei que se tratava de um BOLO MOLE; esse bolo leva mais leite que o normal e também mais manteiga. A receita acabou por me desafiar, porque normalmente o Bolo Mole não leva fermento a consistência dele fica como um pudim de pão e ele não cresce, mas fica pesado e costuma-se temperar com queijo e especiárias, fica bom, mas acho um tanto gorduroso para o meu gosto. Enfim no Bolo Mole costumamos bater e rebater o bolo, usando uma bacia e colocando na forma untada e enfarinhada de uma vez depois de rebatido. Nessa receita, como leva fermento acrescentei o fermento na última rebatida. Vou dando minhas explicações ao longo do passo a passo. Olha... ele ficou muito bom depois que eu descobri que tipo de bolo era e ajustei a receita e não ficou gorduroso. Vamos ver:


INGREDIENTES:
Medida da xícara 250 ml

1 litro de leite
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
2 ¹/²  xícaras de açúcar
1 xícara (125g) de queijo parmesão ralado

OBS: O bolo fica grande eu usei forma de buraco no meio untada e enfarinhada
Medida da Forma: 26 cm de diâmetro por 11 cm de altura, mas uma assadeira grande retangular também serve Medida: 40 X 24 X 3.5 cm (Aquele jogo de assadeiras retangulares o maior tamanho das 3) 


MODO DE FAZER:


Unte bem e enfarinhe a forma adequada.



Coloque uma parte dos ingredientes no liquidificador para liquidificar começando pelos ingredientes líquidos por baixo.



Misture bem com ajuda de uma colher de silicone e só então ligue o liquidificador para começar a liquidificar.



Deixe liquidificar bem e coloque a misture numa vasilha grande de vidro ou de plástico. Repita a operação com o resto dos ingredientes. Aqueça o forno em temperatura máxima.






Mas dessa vez adicione a colher de sopa de fermento



Mexa muito bem e liquidifique tomando cuidado de não deixar a farinha de trigo grudar nas superfícies internas do liquidificador, ajude a retirar com uma espátula de silicone.



Depois de liquidificar repasse de novo no liquidificador juntamente com a outra parte da receita reservada na vasilha. 



E vá adicionando á forma untada e enfarinhada com cuidado.



Leve para assar em forno pré aquecido em temperatura máxima por 10 minutos. Ao colocar o bolo reduza para 205° graus e deixe 40 a 45 minutos sem abrir o forno. Estará pronto quando enfiando um palito sair seco. Esse bolo deve ser assado no fogo baixo e ele cresce também.


3 comentários:

Renata Mendes disse...

Nossa, ficou com uma cara ótima. Preciso experimentar! *-*

Marlene disse...

Renata muito obrigada pela sua visita! E também por estar seguindo o meu blog! O bolo mole fica bem gostosinho. Beijos

Anônimo disse...

Vc é maravilhosa, Chef !!!

Essa receita eu vinha procurando para uma pessoa muito especial !!! Brigadão!!