VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

segunda-feira, 14 de abril de 2014

FAROFA DE ALHO


Olá amigos! to de volta com uma receita que é bem fácil, mas tem segredo. Fazer farofa ... eu adoro a de alho!!! Ah para o bafo não tem jeito o negócio é comer ao lado do companheiro hahaha mas vale a pena! Aos amantes de alho e de uma farofinha pra lá de boa e rápida vamos lá!

INGREDIENTES: 


Medida: Xic de 250ml

1 xícara de farinha (eu uso tipo extra, mas faça com a de sua preferência)
1 colher de sopa bem servida de alho fresco picadinho (sim picadinho tem que ficar crocantes os pedacinhos bem miúdos)
4 colheres de sopa de azeite ou óleo (eu uso azeite porque adoro o sabor)
Sal a gosto e com cautela (qualquer pitadinha salga a farofa e muito estraga)
pimenta do reino (branca ou preta) é opcional

OBS: Para 2 xícaras de farinhas use 1 1/2 (uma e meia) colher de sopa de alho bem medida e de 8 a 9 colheres de sopa de azeite ou óleo.

MODO DE FAZER:

Numa frigideira grande e funda ou numa panela. Coloque o azeite e o alho, o sal e a pimenta a gosto. Leve ao fogo baixo. Essa receita é feita o tempo todo no fogo baixo e com muita atenção.







Mexa sempre o alho para dourar por igual deixe a farinha já medida em mãos.


Eu coloco o sal com o fogo já ligado, aconselho a colocar antes do fogo ligado, para total atenção no dourar do alho.



Quando o alho estiver da cor de guaraná e a borda do azeite começar a marcar já fervendo bem.



Desligue o fogo e misture a farinha e acerte o sal; depois de bem misturada, você pode se quiser ligar o fogo baixo para dar uma esquentada super rápida. Lembrando que farofa não gosta de calor; porque fica seca e que farinha quente queima a boca.



Para enfeitar eu usei 3 dentes de alho grandes, que eu dei um golpe com a mão de pilão e fritei no azeite com cuidado os 2 lados para dourar. 

7 comentários:

Sol disse...

Marlene, minha chef preferida, que farofa é essa mulher!!!!! Amo alho. Adorei a receita e nem preciso dizer que ela irá acompanhar minha berinjela na sexta feira santa. Obrigada querida. Bem vinda de volta!!!! Bjos mil

Unknown disse...

Adorei esse comentário, tão delicado! Mas pena não saber de quem é! Com certeza é de uma amiga que me conhece bem! Muito obrigada. Espero que goste da farofinha, Beijos

Anônimo disse...

Marlene mha querida, receita testada e aprovada. Como sempre vc é uma verdadeira chef e mora no meu coração. bjos

Unknown disse...

Ah receita minha testada e aprovada me faz feliz!! Obrigada de coração amiga! Nós todas que cozinhamos somos chefs!Um beijão amiga!

Unknown disse...

Ai eu amo tudo que vai alho...que delicinha....

Cleide Aliscantes disse...

Nossa qnts descobertas maravilhosas, nao conhecia essa farofa d alho, amodoro alho. Obs..a farinha Renata é boa pra fazer? E essa farofa acompanha o quê? Muito grata. Bjs

Unknown disse...

Cleide obrigada! Pode usar qualquer farinha e a farinha Renata eu gosto dela também! Eu gosto de farofa com tudo. Pode ser acompanhar uma carne ou frango!
Beijos


Bem Vindos-2530