VejaBlog Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! http://www.vejablog.com.br/blog_receitas_5/ Parabéns pelo seu Blog!!! Você está fazendo parte da maior e melhor seleção de Blogs/Sites do País!!! - Só Sites e Blogs Premiados - Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil! O seu link encontra-se no item: Blog => Receitas http://www.vejablog.com.br/blog - Os links encontram-se rigorosamente em ordem alfabética - Pegue nosso selo em: http://www.vejablog.com.br/selo Um forte abraço, Dário Dutra http://www.vejablog.com.br .................................................................... Por VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! -

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BOLINHO DE PROTEÍNA DE SOJA




Esses bolinhos não deixam nada a desejar para os bolinhos de carne vermelha, nem na aparência e muito menos no sabor. Eu ainda prefiro os de soja aos de carne. A proteína de soja sendo bem lavada pra perder o cheiro e o sabor forte, característicos do fitalo, presente na casca da soja, e bem temperadinha; fica boa demais e é uma ótima opção pra criançada comer soja e também para diminuir um pouco a carne vermelha do cardápio, pois pode ser misturada à carne moída e entrar em todos os pratos e recheios que levam carne, aliviando o nosso bolso e contribuindo para nossa saúde.
No passo a passo tive 1000 idéias para o refogado e como dei uma boa inovada no tempero e na maneira de fazer, essa receita foi experimental. Então corrigi as quantidades e avaliei o tempero e o sabor em seguida, e todas as minhas considerações estão bem explicadas no passo a passo.


INGREDIENTES:

2 xícaras de chá de proteína de soja texturizada escura hidratada
1 cebola pequena picadinha
2 colheres de chá cheias de alho socadinho
2 cubos de caldo Knorr pode ser picanha ou carne
1 folha de louro
1 colher de chá rasa de pimenta do reino
1 colher de café de nóz moscada ralada
2 colheres de sopa de soyu (molho de soja. Eu uso o Tozan do rotulo vermelho)
2 pimentas de cheiro picadinhas (opcional)
Cheiro verde picadinho á gosto
2 colheres de chá de orégano
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 ovo
Farinha de trigo integral suficiente para dar ponto de fritura
Azeite para refogar
Óleo para fritar

PASSO A PASSO:


Coloque a proteína de soja numa bacia e hidrate a proteína em bastante água quente(eu deixo a água ferver e espero uns 10 minutos antes de despejar sobre a proteína na bacia).Deixe agir por 10 minutos.



Decorrido o tempo escorra numa peneira e lave muito bem em água corrente até sair toda aquela espuma branca e o cheiro forte característico também.


Esprema bem para sair o excesso de água e deixe escorrendo reservada.


Numa panela refogue em azeite a cebola e o alho.


Junte o caldo Knorr e amasse com a ponta da colher de pau.(Eu coloquei 3 cubos de caldo, mas como achei que ficou muito ativo diminuí pra dois. A proporção ideal é para cada xícara de proteína um cubo de caldo).


Junte a folha de louro, a pimenta do reino, a noz moscada e mexa bem.


Acrescente a proteína reservada e mexa bem.


Junte as duas colheres de sopa de molho de soja e o orégano, sempre mexendo bem e em fogo médio para refogar tudo.


Junte o cheiro verde picadinho.


Adicione a colher de sopa de queijo parmesão ralado.(Na foto parece que coloquei mais e coloquei mesmo, mas ficou muito ativo e com uma colher de sopa apenas vai ficar show!).


Mexa bem.


Por último eu resolvi colocar umas duas pimentinhas de cheiro que eu tinha na geladeira, como foi assim de supetão; se decidir por usar, adicione junto com o louro e a pimenta do reino. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.


Transfira para uma bacia.


Junte um ovo inteiro e misture bem.


Junte a farinha de trigo suficiente para fritar.(Eu usei uma xícara de chá).Misture bem para incorporar toda a farinha à massa.


Quanto mais fria estiver a proteína, menos farinha será necessária para dar o ponto. Se tiver paciência e não for como eu rsrs... deixe a massa na geladeira para esfriar e só acrescente farinha que baste para dar o ponto depois de bem fria ou gelada. Eu sou afobada tenho que fritar na hora rsrsrs!


Com o auxílio de duas colheres retire pequenos bocados da massa.


E leve para fritar em óleo bem quente de preferência em frigideira antiaderente. Escorra bem a gordura em papel toalha.



11 comentários:

NANCY FRANCO disse...

Leneeee.....que gostosura Menina! Hummmmmmm......até estou imaginando a delícia. Parabéns!Beijos. Apareça lá em minhas salas de visitas. Voce sabe, são muitas, mas eu a espero em todas.

EU MULHER disse...

Amiga querida, obrigada pelo comentário que vc deixou no meu blog. Fiquei emocionada!

Já tem um bom tempo que não como soja, acho que chegou a hora. rsrrs


Beijão querida amiga

Magia na Cozinha disse...

Marlene meu marido precisa consumir soje e estou louca para comprar PVT para fazer alguns pratos.
Antigamente eu consumia bastante e gostava. Gostei das dicas!
Bjs :)

Márcia Regina disse...

Estou com uma soja aqui esperando uma receitinha destas. Mas ela pe clara e não escura como a sua...será que fica bom minha chefa?

Culinária com gosto disse...

amiga,
eu AMEI!!! Farei em breve. Me aguarde...rsrsrs

Simplesmente Mariza disse...

Que delícia Marlene. Este passo a passo teu é sensacional. A receita nem se fala. Ah...esta é outra que com certeza preciso fazer muito rapidamente, menina com uma saladinha nem precisa mais nada.
Como sempre impecável.
Beijos

Geilen Priscila disse...

Marlene Parbéns pela receita, hoje estou fazendo pela segunda vez, meu marido brigou pelo último bolinho, ele adorou e eu também, estou introduzindo a soja em nossa alimentação e a primeira receita com a proteína foi a sua, obrigada pela contibuição. Parbéns.

Pergunta: Você já fez essa receita no forno, será que fica bom?

rodamaterna disse...

Acabei de fazer e comer, ficou uma delícia!! Minha filhota ADOROU!! Obrigada pela dica ;)

Hatta disse...

Fiz e ficou muito bom.. Só achei melhor fazer a bolinha na mão... Mas a receita é simples e rende um bolinho delicioso!!! Obrigado e Parabens!!!

angela disse...

Muito boa sua receita, pena que a fritura acabe com ela, eu sugiro formar os bolinhos passar na farinha de rosca (somente) e assar em forno moderado.Muito mais saudavel!!!

Angela

Cris disse...

Fiz a receita e amei!!! Parabéns!!! Uma delícia!!!