VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

terça-feira, 31 de março de 2009

FRANGO BÁSICO PARA TUDO


Muita gente me pergunta a respeito, querendo saber receitas e também dicas de como se faz para fabricar e comercializar Sanduíches Naturais. Eu tive uma fábrica de Sanduíches Naturais durante 5 anos e a minha renda familiar era toda proveniente dela. A minha intenção assim que criei o SALADICHE sempre foi essa: Dar consultoria e treinamento para quem quiser aumentar a renda doméstica com outra atividade como a manipulação de sanduíches Naturais. Então aqui eu vou procurar passar da forma mais clara possível toda a minha experiência com a fabricação de Sanduíches Naturais e também é claro, minhas receitas! Toda a postagem relacionada com receitas e etapas da fabricação de sanduíches naturais estará no marcador SANDUÍCHES NATURAIS PARA COMECIALIZAÇÃO Como é muita coisa estarei sempre atualizando as postagens do blog.
Apesar de também amar a culinária em geral, minha experiência com a fabricação de Sanduíches naturais e cozinha vegetariana é muito grande.
SALADICHE para quem não sabe é o nome patenteado da minha fábrica de Sanduíches naturais SALADICHE quer dizer SANDUÍCHE + SALADA. Todo SALADICHE continha salada verde de alface.
Hoje o mercado para comercialização de Sanduíches Naturais e alimentos, está bem mais exigente. O que se deve ao fato do desencadeamento de novos eventos de Doenças veiculadas por alimentos ocasionados por microorganismos chamados “emergentes”. Isso obrigou o surgimento de novos programas de controle como; Boas Práticas de Fabricação (GMP); Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP); Padrões e Procedimentos Operacionais de Sanitização (SSOP).
Já implementados no Brasil de acordo com a Portaria CVS-6/99 de 10 de março de 1999 do Centro de Vigilância Sanitária. Mas o comércio informal de alimentos artesanais continua sendo uma opção para as pessoas aumentarem a sua renda doméstica.

FRANGO BÁSICO PARA SANDUÍCHES (Eu uso para vários preparos na cozinha)
FRANGO COM ESPINAFRE E FRANGO COM AMEIXAS.

INGREDIENTES:
Para cada peito de frango:
2 dentes de alho grandes socados
1 colher de sobremesa de vinagre branco ou qualquer outro.
1 folha de louro
1 colher de café de sal
1 colher rasa de café de pimenta do reino

Suco de meio limão para usar de uma só vez na panela.

OBS: Não leva óleo. E também pode ser feita com frango
carcaça, mas eu acho que além de dar mais trabalho não rende como os peitos e assim a economia acaba não valendo; pelo trabalho maior e rendimento menor.

PASSO A PASSO:






Retire a pele do peito de frango, corte ao meio os maiores e lave bem. Coloque de molho por 15 minutos em água com bastante vinagre (por isso eu uso o vinagre mais barato que encontrar).


Escorra e lave de novo e vai sair uma espuma que se cria por causa do sangue e do visgo da pele do frango.


Em uma panela de pressão coloque os peitos de frango lavados e escorridos.


E vá ao mesmo tempo juntando os temperos.


Por último junte limão á gosto. Eu uso suco de ½ a 1 limão, dependendo da quantidade. Aí fiz 2kg de frango que comprei desossado, só o peito e usei suco de ½ limão.


Como eu sabia já previamente o que iria fazer coloquei uma colher de sopa de colorau. Sendo para Sanduíche Natural, não é preciso. Cozinhe na pressão por 20 a 25 minutos dependendo.


Olha que delícia gente! caldinho sem quase nenhuma gordura!

OBS: Não se preocupe que não fica nem com gosto e nem com cheiro de vinagre. Fica ótimo. E eu uso o frango cozido assim também para preparar receitas em que o frango tem que ser desfiado e depois refogado para virar recheio; principalmente se estou com pressa.

ATENÇÃO: Na primeira vez é sempre bom ficar de olho até se familiarizar com o processo. Se o peito de frango estiver descongelado coloque um pouco de água, para que não grude no fundo da panela. Se estiver meio congelado, a própria água contida no frango impedirá que o mesmo grude no fundo da panela. Você também pode usar limão junto ou ao invés do vinagre. Sendo assim use o suco de ½ limão para cada metade de frango, mas junte também água senão fica muito forte. É sempre bom ficar de olho no tempo e na quantidade, porque quanto mais peitos de frango maior o tempo de cozimento. É bom até você pegar prática, abrir a panela de pressão um pouco antes para ver. Deixe cozinhar de modo que a carne se solte com certa facilidade dos ossos, porque você tem que desossar e retirar as cartilagens e desfiar. Coe o caldo que ficar na panela e regue o frango para que ele fique mais úmido e saboroso e depois de desossado e desfiado acrescente a maionese caseira tipo industrial. Em breve eu publicarei o passo a passo da maionese industrial caseira aqui!


Agora é só desfiar e depois regar com o caldinho coado.


Prontinho para usar no que quiser!

PARA SANDUÍCHE NATURAL DUAS VARIAÇÕES:

Assim que desfiar o frango e regar com o caldo. Misture maionese em pouca quantidade para não camuflar o sabor do frango. Misture batendo a massa, porque senão a massa fica com gosto de maionese o que eu chamo de enmaionesado. Isso EN-MAIONESADO!
Mais ou menos para cada kilo de frango ½ de maionese a proporçãó é 50% de frango para 50% de maionese, mas não necessáriamente, tem que ir provando a massa.

FRANGO COM ESPINAFRE:

Depois de feita a pasta de frango. Refogue o espinafre limpo e lavado (só as folhas) e mal picado. Não pique demais porque não rende, quando misturar na pasta ele some. E eu sei que o cliente que come pergunta “- Frango com espinafre? Cadê o espinafre?” Rs) em panela com 2 dentes de alho sal e azeite, até murchar abafando. Não deixe que este perca a cor verde vivo. Em seguida misture na pasta e leve para gelar.

FRANGO COM AMEIXAS:

Faça a pasta de frango normalmente e compre ameixas pretas secas a granel no supermercado que sai mais barato. Então leve-as ao fogo com água, pouca só para cobrir e deixe ferver bem, para amolecer. Depois de frias descaroce e amasse mal; apenas um pouco para se desmancharem e render.
Guarde em tupe were junto com a calda em geladeira, e vá utilizando quando precisar. Misture na pasta de frango pronta, as ameixas e sua calda, a pasta fica linda, escurece.

Tudo pode ser misturado ao frango para a criação de novos sabores, mas devemos unir criatividade á prática para não dificultar o nosso trabalho na cozinha, porque sabores muito elaborados atrasam a fabricação dos outros. É ótimo termos muitos sabores, mas nunca deixe que o cliente escolha os sabores que quer, pois isso vai escravizar você
na cozinha e também contribui para a perda de produto. Tenha sempre um cardápio entre 6 a 7 sabores para trabalhar. diariamente e verifique sempre se tem em mãos todos os itens relacionados ao seu preparo.

11 comentários:

Nana disse...

Tu é muito chique, adorei o seu post, tudo explicadinho!
Aceita encomenda? rs
bjss

Lourdes Sabioni disse...

Parabéns!!! Adorei as dicas do Saladiche!!!Queria saber de outros sandubas naturais (sem frango)para poder variar. Amei. Bjs

Márcia Regina disse...

Minha Chefa....que maravilha esta receita e estas dicas. Preciosas, é assim que as classifico. Quando o assunto é ganhar dindin, a maioria das pessoas esconde suas dicas e truques no fundo do baú, generoso de tua parte, compartilhar teus conhecimentos.....amei.... bjcas.

Claudia Lima disse...

Marlene adorei o post. Ótimas dicas!
Aqui praticamente s''o se come frango, mas eu, em geral passo, pois não aguento o cheiro.
Vou passar a lavar com vinagre como vc indicou. Normalmente lavo com água só.
Valeu a sua sabedoria!
A sua empresa ainda funciona?
Bjs :)

maria rosa-prem prabha disse...

Estupendas recetas y sencillas y como dices tienes la base y puedes prepararla en cualquier momento.
La proxima semana que tengo a mis nietos es una buena ocasión para hacerlo.
Gracias, me encantan las espinacas y las ciruelas, suelo utilizarlo mucho.
Voy a hacer una recopilación de recetas, que crea que te puedan interesar y te las enviaré.
Conoces el gazpacho?
Otra base muy sencilla para bocadillos, es rallar tomate y ponerlo en pan con aceite y sal y encima lo que quieras, nosotros ponemos normalmente, jamón, queso.... y estan muy ricos.(no te lo habia comentado antes?)
Ahora voy a ponerme a hacer cojines, tengo mucho trabajo esta semana.
Un beso muy grande desde Barcelona.

Rico disse...

Você faz o frango básico mais ou menos da mesma forma que faço o meu, não acha isso engraçado.Já notei a coisa da foto BIGADA. O seu frango esta super gostoso por isso da para tudo. Moça você sabe cozinhar mesmo bem. Jokas rsrsrs e jinhos tambem

Delírios Gourmet disse...

Menina, esse frango é mesmo muito bommmm! Eu sempre preparo para cozimento sem óleo, pois já dizem por aí que o frango por si só já tem gordura o suficiente, né? Apesar de que eu sempre tiro todas as gorduras e peles... fica mais saudável! Mas pra preparar sandubas, nunca usei! E amei suas dicas! Obrigada!!!

♥ mesa para 4 disse...

Mas o que é isto nossa Senhora :-) excelentes dicas, que maravilha as suas saladiches :-)

Unknown disse...

Amiga querida, estava morrendo de saudades do seu blog.

Adorei suas dicas para os sandubas naturais. Lembrei de um sanduíche natural que eu comia na macrobiótica feito com frango, era uma delícia. O sanduíche fica ainda melhor quando o pão é integral e caseiro.

Beijão

Nela disse...

Querida em primeiro muito obrigadaaaa pelo seu comentário, agradeço muito, eu tb sou como a Marlene diz simples e prática, o tempo não é muito, por isso deixo claro os outros pratinhos para quando me sobra tempo.Segundo realmente sabe bem o que diz, fiquei de olho aberto rsrs embora prometa voltar para ler com mais atenção, mas desde já muitos parabéns, se vê que sabe do que fala.Amiga não sabia bem onde havia de comentar tem 2 postes é? depois vejo com mais atenção, beijinhos dia feliz e muito obrigada, tb já sou sua seguidora.NOTA: é uma chefa parabéns queridaaaa.

Neide Franco disse...

Leneeeeeeeeeeeee....faz isto não...fiquei com vontade de comer um pedaço. Beijos


Bem Vindos-2530