VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

sábado, 19 de abril de 2014

BOLO DE LARANJA INTEIRA SEM ERRO






Olá amigos queridos que me acompanham. Eu sou tinhosa todos sabem e gosto de futucar até aprender o que quero e poder fazer com ganho de causa.
Minha irmã é a rainha do bolo de laranja, mas faz o bolo da forma tradicional com caldo espremido da laranja, claras em neve e o bolo dela fica d+. Ah eu não tenho essa paciência, eu gosto de tudo rápido e prático. Sei da receita do bolo feito com a laranja inteira e todos dizem que fica maravilhoso. Já fiz aff amargou de doer! Frustração... aos poucos uma receita ou outra que eu testava, mostrava o caminho das pedras, pois bem... eu já sabia alguma coisa a respeito da receita que tanta queria acertar fazer...  e um belo dia eu ví a chefe Barbara Verzola; mostrando o corte da laranja para esse bolo detalhadamente no passo a passo e como eu já sabia o tipo de laranja que deveria ser usada e porque, só faltava adaptar a receita para o tamanho médio. Criando assim mais uma opção de tamanho como eu gosto de fazer para postar no blog duas opções quando é possível. Minha gente deu certo! O bolo fica maravilhoso é rápido de fazer e eu vou dar aqui, todas as dicas que passei um bom tempo procurando descobrir até acertar. Se depender de mim ninguém erra mais no bolo de laranja. É rápido, é fácil, é delicioso e é de liquidificador. Vamos lá.

CONSIDERAÇÕES: Para esse bolo eu uso laranja do tipo Pera ou Baía porque tem mais caldo. Apesar de que a Pera tem a casca mais fina e se tiver a Pera eu prefiro a Pera.
As laranjas tem de ser bem escolhidas a coloração da casca deve ser o mais puxado para a cor de laranja possível, pois nesse tom a laranja tem melhor sabor para ser usada inteira isto é com casca e tudo. Escolha laranjas firmes e perfeitas.

PARA O BOLO GRANDE: 
Uso forma de buraco no meio com 26 cm de diâmetro e 11 de altura (dá com sobra, mas eu prefiro assim do que transbordar no meu forno)
Serve no mínimo 20 fatias fartas

INGREDIENTES:
Xícara de medida250ml



3 unidades de laranja pera ou baía madura usadas inteiras com casca conforme as características citadas econsiderações   
3 ovos
1¹/² xícara de óleo de girassol (milho, canola ou soja)
3 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar ( eu uso 2 ¹/² não gosto de bolo muito doce)
2 colheres de sopa de fermento em pó químico medidas corretamente

PARA O BOLO MÉDIO A PEQUENO:
Xícara de medida 250ml

2 unidades de laranja média pera ou baía madura usadas inteiras com casca conforme as características citadas econsiderações   
3 ovos
2/3 xícara de óleo de girassol (milho, canola ou soja)
1 ¹/² xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó químico

OBS: Para a calda use apenas o suco peneirado de uma laranja com com 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (sim a quantidade de açúcar é a mesma para uma ou até no máximo 2 laranjas)

CALDA: 



Suco de 1 ou 2 laranjas peneirado (é a gosto normalmente eu uso 2 laranjas, gosto mais molhadinho)
1/2 xícara de glaçúcar (açúcar de confeiteiro) quando não tenho glaçúcar eu uso o açúcar comum refinado, pode se quiser ainda bater o açúcar no liquidificar ou passar no processador...mas no suco quente o açúcar vai derreter mesmo.

O CORTE: É importantíssimo e eu vou mostrar no passo a passo 
Faça isso com as laranja bem lavadas e num prato fundo, porque a laranja vai soltando sumo com o manuseio, sendo assim depois você junta o sumo que restar no prato ao liquidificador. Para a demonstração eu vou usar uma tábua de corte, mas depois usem um prato fundo para o corte das laranjas.



corte as extremidades da laranja (em cima e em baixo)




divida em 4 partes




corte a ponta que forma um triangulo de cada uma das partes que seria o meio dos gomos onde se concentra fiapos de parte branca e retire todas as sementes.

MODO DE FAZER:



Peneire o açúcar e a farinha numa bacia, misture e reserve.


coloque todos os ingredientes líquidos no liquidificador




coloque as laranjas junto com o sumo que ficou no prato e





 Bata bem até formar uma mistura homogênea. 


 

Junte na bacia com o açúcar peneirado com a farinha


 adicione o fermento 

.

e misture bem.



coloque a massa em forma untada com manteiga e farinha de trigo.
Asse em forno pré aquecido em temperatura alta por 10 minutos. coloque o bolo e reduza para 205°graus e asse por mais ou menos 40 a 45 minutos até que ao enfiar um palito ele saia limpo.



Olha só o meu bolinho! 

FAÇA A CALDA: Leve ao fogo baixo o suco peneirado da laranja com o açúcar e mexa bem e deixe aquecer sem ferver. Despeje sobre o bolo ainda quente para que ele fique bem molhadinho.




Misture o açúcar de confeiteiro no suco de laranja peneirado , misture bem e leve ao fogo, para aquecer bem, sem ferver. Aplique no bolo ainda quente.



Faça furos no bolo com um garfo e aplique a calda, pode parecer que vai encharcar, levante um pouco o bolo com a espátula e deixe a calda adentrar por baixo também. Fica show de bola!







Eu já fiz esse bolinho tantas vezes até ter certeza que ia ficar bom tá aí festival de fotos! Realmente rústico e caseiro! 
Beijos a todos e Feliz Páscoa!

2 comentários:

Stefany Menezes disse...

Esse bolo é extremamente gostoso *-*
delicioso, massa fofinha e lindo :)
arrasou Leninha

Unknown disse...

Fix hehehe você experimentou! E eu fiquei muito feliz! Agora você vai também experimentar mais gulodices.
Saiba que eu amo você minha linda! Um beijo pra você!


Bem Vindos-2530