VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ROSCÃO DE POLVILHO





Eu amo essa receita! A primeira vez que a vi, foi no Cybercook postada pela minha amiga Cristina Gullino. Essa receita foi postada por Mamãe Camila na Comunidade "Culinária-Receitas" do Orkut, com o nome de "Biscoitão da Família". Como é rápida e como é prática e gostosa, nem se fala, porque, pra mim ela é como um pão de queijo gigante, É daquelas receitas, que se a gente receber uma visita de repente, rapidinho em 10 minutinhos se faz e todo mundo gosta! Para entender do que estou falando só fazendo essa receita incrível e fácil, fácil mesmo!

INGREDIENTES:

1 copo de óleo de soja 250ml (copo de requeijão)
4 unidades de ovos inteiros
2 colheres de chá de sal
8 colheres de sopa de agua filtrada
2 copos de polvilho doce ou azedo (dois copos de requeijão) (eu já fiz com os dois, e ambos ficam ótimos, mas prefiro com polvilho doce.)
50 gramas de queijo parmesão ralado (opcional a receita não pede, mas se quiser variar vez ou outra)


PASSO A PASSO:
MEDIDA USADA NA RECEITA:
COPO DE REQUEIJÃO 250ML


PRIMEIRA ETAPA:

Pré aqueça o forno a 220°C.


No liquidificador coloque os ovos, a água, o sal e o óleo.


Bata na velocidade máxima por exatos CINCO MINUTOS.


Enquanto isso meça os dois copos de polvilho separe e reserve.


SEGUNDA ETAPA:
Decorrido os cinco minutos; desligue o liquidificador, acrescente o polvilho e o queijo ralado. Ajude a incorporar o polvilho e o queijo(opcional) na massa ja batida, com a ajuda de uma espátula, para facilitar a liquidificação.E bata por mais exatos CINCO MINUTOS.


Despeje em forma de buraco no meio de 26cm de diâmetro X 8cm de altura no mínimo . A massa cresce absurdamente assando. A receita não pede que a forma seja untada, mas eu sempre unto bem levemente o fundo da forma com pouco óleo e se preciso for retiro o excesso com papel toalha; sempre ajuda na hora de desenformar, (desenformo pelando).


Asse em forno quente (220ºC) na prateleira do meio (a massa cresce muito a ponto de até grudar no teto do forno) até que a superfície esteja bem dourada.


Respeite o tempo de batimento, quanto mais a massa for batida, mais crescerá no forno.


NOTA: O QUEIJO RALADO NÃO FAZ PARTE DA RECEITA ORIGINAL. Eu coloco por minha conta quando quero variar. Fica excelente também sem o queijo.

7 comentários:

Claudia Lima disse...

Marlene eu conheço esta receita da Comunidadade, mas nunca me atrevi fazer, pois ouvi comentários que algumas pessoas queimaram os seus liquidificadores. Fiquei com medo, pois o meu não é ká essas coisas. É bem simplinho, não quero forçar.
Não tenho a menor dúvida de que deve ser uma loucura! Eu adoro estas roscas.
Na minha cidade natal, Porto Alegre, se encontra na padaria. Quando a gente compra, acaba em poucos minutos, hehe.
Bjs :)

Unknown disse...

Marlene, que espetáculo. Adoro estas rosas, pequenas ou grandes. Esta da receita está, uma loucura. Dá vontade de fazer já. Tenho tb uma receita parecida e quem faz é minha mãe. Ela faz com polvilho azedo. É especialidade dela e fica tb muito boa. Vou fazer do jeitinho que está postado aqui. Depois te conto em detalhes o que aconteceu com o Roscão.
Beijos amiga, é só delícias, que bom para todos nós.

Márcia Regina disse...

Essa é uma daquelas que cada um faz de um jeitinho diferente, essa idéia sua de por queijo deve ficar muito bom, vou fazer e depois te conto....abração Chefa....
Ps--> A nossa amiga da magia da cozinha uma dica, pode bater com a batedeira que também dá certo.

Nena disse...

Deve ser uma gostosura mha chef, vou faze-la já e com queijo. O blog está excelente e agora acertei direitinho, tá lindo como tudo que fazes.
bjos da Nena

BiBi disse...

HUM..........

Obrigada pela visita e comentário no meu blog.

Bj!!!!!!!!!!!!!

Nancy Neide disse...

Menina Leneeee....que visual bonito deste biscoito gigante. Ficou muito bom. Qualquer dia eu faço um e lhe digo como ficou. Beijos e boa noite.

Claudia Lima disse...

Marlene o link da Granola está aqui:

http://clima65.blogspot.com/search/label/Granola

Espero que goste! Basta checar nos marcadores do lado direito do meu blog.
Qq coisa é só me perguntar, ok?

Bjs:)


Bem Vindos-2530